10 dicas de como economizar dinheiro e controlar suas finanças  pessoais

10 dicas de como economizar dinheiro e controlar suas finanças pessoais

10-Dicas-de-como-economizar-dinheiro-e-controlar-finanças -pessoais-3

Seu salário chega na sua conta e, quando você menos espera, já está entrando no vermelho? Controlar o dinheiro pode parecer fácil para muitas pessoas, mas, para a maioria, é algo bastante complexo, para não dizer impossé vel.

Segundo Pesquisa de Endividamento e Inadimplé ncia do Consumidor (Peic) de maio de 2014, o percentual de famílias endividadas aumentou e chegou a 62,3%. já A relação com dinheiro é sempre derivada da informação que possué mos sobre o valor das coisas, ou da percep o de importância de determinado objeto agora ou no futuro afirma Mac Amaral Cartaxo, coordenador do curso de Gestão Financeira do Centro Université rio do Distrito Federal (UDF).

Para te ajudar a tiré -lo do vermelho, reunimos alguns conselhos feitos por Mac Amaral. O professor da UDF separou algumas dicas sobre como controlar as finanças pessoais. Basicamente, elas envolvem duas dimensões: informação e auto percep o. Confira!

1# CONHEé A O TAMANHO DO SEU PATRIMé NIO E/OU DAS SUAS Dé VIDAS

Por incré vel que pare a, tem gente que não tem clareza do tamanho do já buraco já em que se encontra. Você não pode controlar o que não conhece. Faça a este levantamento periodicamente, pois com estes indicadores é possé vel perceber a evolu o ou involu o da sua condi o. Observe com cuidado extrato bancé rio, do cartão ou mesmo do relaté rio do imposto de renda.

2# REFLITA SOBRE AS SUAS PRIORIDADES E INTERESSES

Por vezes vamos a restaurantes, shoppings ou passeios caros buscando apenas estar junto com as pessoas que gostamos certamente esses encontros pode, na maior parte do tempo, ser realizados sem estes custos. O autoconhecimento nos leva a refletir que estamos investindo ou dispendendo dinheiro e tempo no que não nos produz efetiva satisfação.

3# INVENTARIE OS GASTOS FIXOS OU VARIé VEIS

Verifique quais deles contribuem ou não para suas prioridades e não tenha medo de reduzi-los ou corté -los. Faça a este exercé cio com frequé ncia.

4# TENHA INFORMA é ES OPORTUNAS SOBRE SUA SITUA é O FINANCEIRA

Atualmente é simples obter serviços que disponibilizam no celular os gastos com cartão de crédito ou saques e depé sitos em sua conta bancé ria. Não dispensem estes importantes indicadores.

5# PESQUISE ANTES DE COMPRAR

A internet tornou muito fácil comparar pre os em tempo real, porque pagar mais caro se pode obter o mesmo produto por menos.

6# APRENDA MAIS SOBRE FINANé AS E VANTAGENS ECONé MICAS

é possé vel pagar menos imposto de maneira legal, reaver tributos pagos, conseguir vantagens no uso do seu cartão de crédito, isené ões de tarifas bancé rias, passagens aáreas gratuitas, simplesmente lendo ou perguntando um pouco mais.

7# AUTOMATIZE AO Mé XIMO AS SUAS FINANé AS

Depois de ter clareza sobre a sua situação financeira, definido o que é importante para você e decidido o que vai fazer, torne estas informações em ações automé ticas, como é o caso do dé bito em conta e das aplicações automé ticas. Isto impede o pagamento desnecessério de multas e a perda de oportunidades em fun o do esquecimento.

8# FIXE METAS

Juntar dinheiro, por juntar dinheiro não é algo prazeroso para nosso cérebro. Gostamos de imaginar o que vamos obter com este esforé o de postergar o consumo hoje, em prol de algo no futuro, quer seja: uma viagem de fé rias, um carro novo, uma nova casa, ou mesmo uma situação conforté vel em nossa aposentadoria. Lembre-se a meta, para ser meta deve ser especé fica e possuir um prazo para seu atingimento, ser rico um dia não é significativo!

9# INFORME é S PESSOAS QUE ESTé O A SUA VOLTA SOBRE SUAS METAS

Somos seres gregé rios e o nosso sucesso no controle das finanças depende da participação de familiares e colaboradores. Combine as fé rias, mostre o carro novo que será comprado com aquela poupané a e caracterize que a economia gerada com a diminui o no consumo de é gua, luz ou saé das ao shopping contribuiré para este objetivo.

10# COMEMORE O ATINGIMENTO DAS METAS

A percep o marcante do atingimento das metas tem um efeito de reforé o na consolidação do seu mecanismo de controle das finanças . Vale a pena definir fases, etapas ou metas intermedié rias de um objetivo maior, pois é medida que percebemos o alcance destes marcos em dire é o a meta final nos motivamos e intensificamos o controle, garantindo ainda mais o é xito futuro.