10 hábitos saudáveis para sua saúde financeira

10 hábitos saudáveis para sua saúde financeira

Adquirir novos hábitos financeiros não é um feito que acontece da noite para o dia, mas é necessário dar o primeiro passo

 A organização é fundamental para o sucesso financeiro. Não somente aquela velha dica de separar o dinheiro que vai para as contas e o dinheiro que vai para o lazer, mas de montar um esquema satisfatório de finanças pessoais e de novos hábitos.

Separamos 10 hábitos que vão te ajudar a organizar melhor suas finanças pessoais. Confere aí:

1. Anotar seus gastos

O primeiro tópico pode fazer toda a diferença na sua vida financeira. Ao registrar todas as suas movimentações por meio de cartão de crédito, você controla melhor não só seus gastos, mas também consegue mapear em quais categorias estão as suas principais despesas.

2. Compre à vista

Parcelar compras pode ter algumas vantagens. Mas, para ter uma vida financeiramente mais saudável, é melhor deixá-los para casos bem específicos. Claro, para comprar um imóvel, um carro ou algum produto muito caro, aí pode valer a pena. Mas para os gastos mais cotidianos e alguns desejos de médio prazo que não sejam essenciais, o mais recomendado é que você junte o dinheiro necessário para fazer a compra à vista, ainda mais se, com isso, ganhar algum desconto.

3. Economize parte do seu salário

Economizar parte do salário é fundamental para o seu futuro financeiro, ainda mais em momentos crises, quando, em geral, o consumo fica mais caro. De acordo com especialistas, o recomendado é poupar pelo menos 10 ou 15% da sua renda. Mas não vale deixar o dinheiro parado na conta! O ideal é montar uma reserva de emergência e investir em previdência, por exemplo. E lembre-se sempre: o importante é começar, não importa quando.

4. Estude sobre Finanças

Se atualizar é outro ponto muito importante para o sucesso financeiro. Aprender sobre finanças é bom para entender como as coisas funcionam e conseguir se organizar melhor para investir. Em outras palavras, educação financeira é investimento. Assim você se tornará mais capaz de tomar decisões financeiras racionais e conseguir consumir sem prejudicar o seu orçamento.

5. Renegocie suas dividas 

Antes de querer ser um investidor, se livre das suas dívidas. Sim, renegocie para pagar juros menores e quite todas. Os juros de contas em atraso são muito maiores do que qualquer investimento que você possa fazer. Por isso, analise bem os juros envolvidos e procure sempre ir pagando as que “comem” mais a sua renda. Ou seja, as que possuem juros maiores. Sua prioridade número um deve ser reduzir o impacto das dívidas no seu orçamento.

6. Tenha outra fonte de renda

 Encontrar novas fontes de renda também é uma possibilidade para incrementar a renda. Nem sempre é fácil, mas se você tiver tempo e paciência, consegue encontrar uma forma de ganhar uma grana extra para acelerar a quitação das suas dívidas ou, se for o seu caso, para realizar um sonho ou objetivo de vida mais rápido.

7. Escolha bem suas aplicações

Um hábito financeiro que também vale aplicar é ler sobre os melhores investimentos e escolher as melhores aplicações para o seu perfil e seus objetivos. Para ter uma rotina financeira positiva e não perder dinheiro, é fundamental ir além do senso comum. No cenário atual, por exemplo, a poupança, apesar de ser um produto popular, não é a melhor opção, mesmo para quem busca uma aplicação conservadora. Sempre faça pesquisas de tendências e projeções antes de escolher o melhor lugar para investir seu dinheiro.

8.  Acompanhe seus investimentos

Se você já tem as contas organizadas e investe seu capital, acompanhe de perto seus investimentos, ainda mais se faz tudo por conta própria e não por meio de um plano de previdência ou um fundo de investimentos, por exemplo. Ah, e mantenha sempre uma boa diversificação da carteira, assim você reduz o risco de perdas e protege o seu patrimônio.

9.  Evite gastos desnecessários

É um comprador compulsivo? Adotando alguns hábitos de controle orçamentário você diminui as chances de ceder as tentações e evita gastar com coisas supérfluas. Mas se você chegou até aqui, já sabe o que precisa fazer para não deixar o seu emocional prevalecer sobre o racional – pelo menos não sempre, né.

10. Planeje sua aposentadoria

Organize e pense na sua aposentadoria! Você não precisa apenas de saúde financeira, mas também física e mental para viver com o mínimo de preocupações no futuro. Pense no longo prazo, não deixe para amanhã. O seu futuro começa hoje. Aproveite seu tempo de estudos em educação financeira, se informe sobre formas de investir em previdência privada, por exemplo. Isso será fundamental para você garantir um futuro mais tranquilo para você e seus familiares.