13 dicas para economizar durante as compras de Natal
14/12/16

13 dicas para economizar durante as compras de Natal

20151001-dinheirama-consumismo

 

Fim de ano é momento de comemoração. Mas osé gastosé não são nada baixos: presentes para as crianças, ceia com a família, amigo secreto no escrité rio. Em um momento de turbulé ncia na economia do país, é fácil acabar caindo no vermelho. O cuidado com asé finanças pessoais, então, deve ser redobrado nasé compras de Natal.

Uma pesquisa feita pelo Serviço de Prote é o ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que o número de pessoas que daré o presentes cairé em 1,7 milhé o. Apesar disso, 72,2% dos consumidores brasileiros pretendem comprar. Se você está nesse grupo, mas quer economizar já e evitar cair em furadas siga as dicas a seguir para usar seu dinheiro de maneira mais consciente:

Saiba quanto você tem disponível.é O primeiro passo é planejar. Faça a um diagnóstico de quanto você tem sobrando já e não ultrapasse o valor. Afinal, é preciso ter certeza de que esse dinheiro não fará falta mais para frente. A pesquisa SPC/CNDL também mostrou que, em 2016, o gasto médio por presente deve cair: o brasileiro vai desembolsar R$ 109,81, uma queda real de 5,34% em relação ao valor do ano passado.

Faça a uma lista.é Não saia de casa sem saber exatamente do que precisa já tanto no caso dos presentes como no da ceia. Você pode escrever o nome das pessoas que irá presentear e deixar definido ali no papel quanto pretende gastar com cada uma delas. “O ideal já era ter feito o planejamento um pouco antes, meses antes”, diz o educador financeiro Edward Clé udio Jr., diretor da Unidade DSOP ABC-SP. já Quando as pessoas saem para comprar sem fazer essa conta, acabam gastando mais já .

Converse com sua família.é Na hora de fazer a lista mencionada acima, é importante priorizar as pessoas mais próximas. Talvez as demais tenham de receber lembrancinhas. Converse com a família, se for preciso. No caso das crianças, o especialista recomenda incentivé -las a poupar se concentrando em quais são os maiores sonhos delas. “é um brinquedo, um passeio? Depois, mostre durante quanto tempo é preciso economizar para realizar aquilo”, diz Edward Clé udio Jr. “Isso mostra para as crianças que poupar ajuda a realizar aquele sonho já .

Pesquise os pre os.é Compare o valor dos produtos em algumas lojas. Se for comprar algum item anunciado, vale também levar a propaganda comprovando a oferta no momento da compra. A té cnica também é é til para negociar pre os na concorré ncia.

Na internet, certifique-se de que o endere o dos sites é seguro.é Essa é para quem vai fazer as compras online. A Serasa Experian recomenda, antes de inserir seus dados pessoais, verificar se a pé gina tem um certificado de segurané a já que criptografa as informações enviadas. Os endere os protegidos come am com “https”. Em alguns navegadores, ele aparece em verde, inclusive. A Serasa também sugere cuidado ao se conectar. é preciso evitar fazer transações financeiras utilizando redes públicas de internet. Exemplo: o wi-fi de uma cafeteria. E, ao deixar o site da loja, não se esque a de sair de sua conta.

Oué a a opinié o de amigos antes de comprar.é Vai fazer uma aquisi o maior, como uma TV? Tente conversar com pessoas que já usaram aquele mesmo item. Assim, você terá avaliações mais sinceras do que a das propagandas da loja. já é recomendado verificar a experié ncia que essas pessoas tiveram para servir de paré metro e saber se a loja é confié vel, para não ser surpreendido diz Igor Lodi Marchetti, advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Fique de olho no Reclame Aqui.é Ainda na linha de se manter antenado, o Reclame Aquié permite criticar compras ou serviços. As empresas podem responder com seu posicionamento oficial. Vale dar uma olhada nos comenté rios que os consumidores estão fazendo sobre a loja em que você quer fazer a compra.

Mantenha-se longe de sites não recomendados.é Em sua pé gina, o Procon disponibiliza uma lista dasé sites não recomendadosé para compras na internet. Sé o as lojas que receberam muitas reclamações de consumidores.

Preste aten o na forma de pagamento.é A recomendação é buscar o menor pre o é vista e sempre tentar negociar os valores. Em caso de impossibilidade de pagamento é vista, faé a parcelas curtas. Mas aqui, a principal chave é o autoconhecimento. Se você não é muito controlado com os gastos, melhor não tirar o cartão de crédito da carteira. Se optar por boleto, a recomendação da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) é confirmar os dados da compra. Em caso de dívidas, basta entrar em contato com a loja.

Vai fazer uma doação? Pesquise sobre as entidades.é A FEBRABAN recomenda também prestar aten o a ligações telefé nicas e outros pedidos de doações. Antes de fazer uma transação, certifique-se de a entidade realmente existe e presta um bom trabalho.

Organize a ceia de forma consciente.é Uma alternativa a ter de comprar todas as comidas e bebidas sozinho é fazer o jantar natalino junto com amigos e parentes. Se todos se dividem para levar um prato, não fica pesado para ningué m. Além disso, produtos caros e importados podem ser substitué dos pelos nacionais e mais baratos.

Não se esque a do ano que vem.é O come o do ano costuma vir acompanhado de uma sé rie de gastos extras: IPVA, IPTU, material escolar, viagens. Ou seja, não é sé porque ganhou um dinheiro a mais com o 13é que terá recursos de sobra em janeiro. Tente poupar para 2017. “Recomendamos tomar precaué ões para não comprometer seu planejamentoem razé o de uma festividade”, diz Igor Lodi Marchetti, do Idec.