13 maneiras de economizar é gua no dia-a-dia

Há quem diga que a água pode se tornar mais valiosa que o ouro em poucos anos. Por outro lado, há também quem acredite que pelo fato de o planeta Terra ser constituído em ¾ de água, a humanidade não deve se preocupar em regular seu desperdício tão cedo.

A questão é que a escassez de água é, si, um problema a ser enfrentado pela humanidade. Dos 70% de água no planeta, apenas 2% são próprios para o consumo. Além disso, atualmente cerca de 1,6 bilhão de pessoas vivem em região com escassez de água absoluta, segundo dados da ONU.

Se grande parte desse desperdício também passa pela irresponsabilidade ecológica de algumas indústrias, outra fatia desse consumo está na mão de cidadãos comuns, que pode ser controlado a partir de pequenas atitudes no dia-a-dia. Confira algumas atitudes simples que podem contribuir para um consumo responsável da água.

1) Feche a torneira quando não estiver utilizando a água. Parece óbvio, mas há quem relute a adotar essa prática simples no cotidiano. Vinte e cinco litros são gastos em média enquanto se escova os dentes e outros 105 litros são desperdiçados na limpeza da louça.

2) Evite banhos longos. Adotar o hábito de tomar banho em até 15 minutos pode reduzir em 200L o seu consumo de água diário.

3) Não jogue óleo na pia. Guarde o produto utilizado na cozinha em uma garrafa PET e entregue a uma companhia de coleta da sua cidade. 

4) Faça uma checagem para garantir que não haja vazamentos em sua casa. Adicionar corante na descarga pode ajudar a identificar possíveis problemas nas instalações.

5) Regule sua descarga para utilizar somente a quantidade necessária adequada a cada ocasião. Em média, uma descarga utiliza 20 litros a cada vez que é acionada.

6) Que tal aproveitar a água da chuva? Instale um simples sistema de coleta de água em sua casa ou faça uma campanha para seu prédio adotar essa atitude sustentável.

7) A mangueira é vilã quando o assunto é consumo de água. Prefira regadores para molhar as plantas e baldes para lavar os carros.

8) Tratar a água da piscina com freqüência é sempre uma ótima opção contra o desperdício. Adote também a prática de cobrir a superfície com água para evitar a evaporação e a contaminação por sujeira.

9) Regular o “pinga-pinga” das torneiras pode evitar o desperdício de 46 litros diários.

10) Na hora de limpar o aquário, despeje a água “suja” nas plantas da varanda ou do quintal. Essa água é rica em fósforo e nitrogênio, que são nutrientes importantes para a saúde vegetal.

11) Organize-se para lavar suas roupas sempre utilizando a capacidade máxima de sua máquina de lavar.

12) Prefira descongelar os alimentos na parte menos fria da geladeira ao invés de utilizar a água da torneira. Além de contribuir para o bem do meio ambiente, esse hábito também evita que o alimento se contamine durante esse processo.

13) Preste atenção na sua caixa d’água. Evite transbordamentos e a mantenha sempre fechada.