15 dicas sobre economia dom stica

15 dicas sobre economia dom stica

financas-do-casal

Para gastar menos em casa listamos 15 dicas, algumas é bvias e outras nem tanto, que te ajudaré o a economizar nas contas mensais.é Sé o medidas simples, mas que podem contribuir para a redução das despesas e aumento do dinheiro disponível para poupané a e investimentos:

1. Comprometimento familiar

Pouco adianta você estar disposto a economizar se o resto dos moradores da casa não estiver com o mesmo objetivo. Explique porque eles devem se esforé ar para diminuir o consumo de é gua, luz, gé s, telefone e também mostre qual será o destino do dinheiro poupado.

2. Use apenas lé mpadas fluorescentes

Troque todas as lé mpadas por modelos fluorescentes. Embora o custo da compra seja maior, a economia em longo prazo compensa.

As chamadas lé mpadas frias tem maior durabilidade e dissipam menos energia em forma de calor, gerando economia de até 80% em comparação com as incandescentes.

3. Quando for sair de um cé modo apague a luz

Parece é bvio, mas muita gente não faz. Evite o desperdé cio de energia e ainda aumente a economia feita no fim do mês adotando essa prática simples.

4. Aproveite a luz natural

Durante o dia abra todas as cortinas e janelas, além de iluminar o ambiente, sem ter de usar energia elé trica, ainda renova o ar da casa.

5. Use cores claras nas paredes e teto

Branco, gelo, marfi, etc. Com paredes e teto pintados nessas cores o ambiente se torna naturalmente mais claro e favorece a reflexé o da luz.

6. Ligue a máquina de lavar apenas quando estiver cheia

O uso indiscriminado da máquina de lavar roupas pode trazer surpresas desagradé veis na conta de luz, ainda mais se for usada no modo é gua quente. Sé ligue a lavadora com a capacidade completa preenchida.

Caso precise lavar pequenas quantidades de roupa escolha ciclos de lavagem mais curtos.

7. Use o ferro de passar sé em último caso

Qualquer aparelho que tenha a finalidade de transformar eletricidade em calor apresenta um gasto maior. Para economizar tempo e dinheiro pendure as roupas molhadas em cabides, de modo a diminuir o amassado proveniente da lavagem.

Se for necessério usar o ferro, aproveite para passar grandes quantidades de roupa de uma sé vez.