09/12/16

2017: e hora de planejar!

Vamos falar um pouco sobre finanças pessoais. O ano está acabando, está chegando a hora de relembrar tudo o que aconteceu e come ar a colocar no papel o que você quer para a sua vida a partir de agora.

Nesse processo, busque avaliar qual é o seu momento; você está inadimplente, tem dívidas controladas, consegue guardar dinheiro ou é um investidor, que faz o dinheiro trabalhar a seu favor?

Faça a um controle diário de todas as suas despesas, por um período mínimo de um mês. Marque tudo já tudo mesmo, do aluguel ao cafezinho, da escola do seu filho é gorjeta dada no semé foro para um pedinte já e veja quanto anda gastando com cada uma dessas despesas. Com certeza se surpreenderé com os números apresentados.

Depois junte sua família para um bate-papo, não para falar de cortes de despesas, mas pra discutirem sobre sonhos a serem realizados, tanto individuais quanto de toda a família. Todos devem participar, portanto, não se esque a de colocar as crianças nessa reunié o.

Veja quando custaré cada um destes sonhos, em quanto tempo eles poderé o ser realizados e sé depois disso, você e os demais membros da família entenderé o que é necessério “cortar” despesas, especialmente aquelas que estão exageradas ou são supérfulas, para conseguirem conquistar esses objetivos.

Monte um planejamentono qual sua prioridade será, antes de tudo, guardar parte do dinheiro para a realização destes sonhos. Com o restante, você vai montar seu novo perfil financeiro, uma vez que terá que se adaptar com esse saldo para levar sua vida daqui pra frente. Isso é importante, porque muita gente vive num padrão que não é sua realidade, ou seja, vive como se ganhasse mais, usando dinheiro do banco. Não caia nessa! Para realizar seus desejos, use do bom senso e não vire escravo das dívidas.

Por último, não se esque a de juntar um pouco de dinheiro, visando seu futuro, sua independé ncia financeira ou, pelo menos, uma aposentaria sem sofrimentos.