3 dicas para organizar e manter suas finanças  pessoais em dia
21/07/16

3 dicas para organizar e manter suas finanças pessoais em dia

comopagardividas-materia-620x400

Ser financeiramente organizado é raro em muitos dos casos. Na é nsia de realizar nossos objetivos e obter conquistas, muitas vezes trocamos os pé pelas mé os gastando mais do que temos ou recebemos mensalmente, o que costuma se transformar em dívidas e na desestabilização das finanças pessoais.

Se você se identifica com situações como esta ou pretende evitar fazer parte do extenso grupo de pessoas que não se tem uma boa relação com o dinheiro, não se preocupe. Com as dicas que selecionamos você conseguiré se organizar e manter suas finanças pessoais todas em dia de forma muito mais fácil. Confira!

A gestão do fluxo de caixa não vale apenas para as empresas. é para as suas finanças pessoais também

Se você nunca ouviu falar sobre o fluxo de caixa, não se preocupe: ele é mais simples do que parece! Ele consiste na gestão dos recursos financeiros, considerando as entradas (receita, como é o seu salário) e saé das (despesas, como as contas e demais compromissos financeiros).

Quando você faz a gestão do seu fluxo de caixa consegue perceber quanto de dinheiro tem para gastar no mês, evitando a falta de controle e o endividamento. Além disso, a ferramenta também o ajuda a verificar onde você despende mais dinheiro, o que contribui para que você poupe e consiga realizar os seus sonhos e objetivos sem comprometer o que não se tem.

Para isso, é aconselhado o uso de planilhas ou até mesmo de aplicativos. Com os avanãos tecnolé gicos hé diversos aplicativos para celulares e softwares até mesmo gratuitos que auxiliam nesta gestão .

Controle cada centavo gasto já até mesmo com a bala comprada na padaria

Complementando a dica anterior, para ter mais certeza sobre as suas despesas e, assim, organizar e manter suas finanças pessoais em dia, o recomendado é que você use um caderninho, um aplicativo ou o recurso de notas e anotações do seu celular, por exemplo, para controlar cada centavo gasto já si, até as moedinhas gastas com a bala comprada na padaria são importantes. Ao final do dia, lance todos estes gastos em seu controle classificando-os a fim de verificar onde e como reduzir os gastos.

Considere uma fonte de renda extra

Para aqueles que tem mais compromissos financeiros do que a sua receita permite, o recomendado é que se busque uma meio alternativo de obten o de receitas. Hé quem faé a horas extras no trabalho habitual, mas geralmente, para não ficar maé ante e desgastante, buscar por outras formas de gerar dinheiro extra é o mais recomendado.

Hé vé rias formas de conseguir uma fonte de renda extra e equilibrar as finanças pessoais. A melhor é aquela que se adapta ao seu perfil. Um exemplo é a revenda de produtos, que é muito bem aceita, segura e gera retorno significativo para a maioria das pessoas que se empenham é prática. Por isso, se você precisa contar com mais dinheiro do que o seu salário paga, considere esta op o para deixar as suas finanças pessoais organizadas e em dia.