3 em cada 5 mulheres dizem ter vida financeira organizada, revela pesquisa
Sem categoria
13/03/15

3 em cada 5 mulheres dizem ter vida financeira organizada, revela pesquisa

10_passosfinancas2Pesquisa realizada pelo Serviço de Prote é o ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz revela que 62% das mulheres afirmam ter uma vida financeira organizada. Entre os homens, o percentual é similar, de 64%. “Aquele cliché da mulher impulsiva diante das vitrines cai por terra diante desta pesquisa. A ponderação antes das compras é tão presente nas mulheres quanto nos homens”, diz a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

O controle de gastos é uma prática comum a ambos os gé neros: no caso das mulheres, apenas 13% não fazem nenhum tipo de anotação das despesas (entre os homens, essa propor o é ligeiramente menor, de 9%). Mas o que de fato diferencia os dois sexos é a maneira de controlar os gastos. Segundo a pesquisa, 26% das mulheres entrevistadas afirmaram usar cadernos de anotações e agendas (contra 19% entre homens). Por outro lado, os homens são os que mais preferem usar a planilha de computador para registrar as despesas: 35% contra 29% entre as mulheres.

Os estudos também mostram que não hé diferené a entre os três maiores sonhos de consumo na avaliação de homens e de mulheres: tanto eles quanto elas deseja, em primeiro lugar, viajar para o exterior; depois, viajar dentro do Brasil e sé, então, comprar um carro. “A diferené a é que 43% dos homens já realizaram pelo menos um sonho de consumo, enquanto que, entre as mulheres, apenas 18% puderam realizar seu sonho”, afirma Marcela.

Mais da metade das mulheres (55%) afirma fazer controle do próprio planejamentoe diz que sé realiza algum sonho de consumo se não tiver que comprometer as finanças, mas poucas tem o hábito de fazer reservas financeiras com essa finalidade. “Tanto eles quanto elas não costumam fazer reservas financeiras para realizar seus sonhos de consumo. é o que dizem 73% das mulheres e 74% dos homens”, diz Marcela.

Entre os que não acreditam que poderé o realizar seu sonho de consumo, o motivo mais citado foi o valor do produto, considerado um impedimento para 95% das mulheres e 69% dos homens.

Comando financeiro da casa
Além de se considerarem organizadas financeiramente, em alguns casos, as mulheres também comandam sozinhas as finanças da casa. Entre as mulheres que dizem ter apenas um tomador de decisão dentro de casa, em 40% dos casos, esse tomador de decisão é a pré pria entrevistada (no caso dos homens, este percentual é de 62%).

O estudo também revela que 68% das mulheres que tem filhos de relacionamentos passados não recebem ajuda financeira do pai. “Apesar dos dados estaté sticos apontarem um desequilé brio das oportunidades dadas pelo mercado de trabalho a homens e mulheres, este comportamento reforé a a independé ncia financeira que a mulher brasileira vem conquistando ao longo das última dé cadas no Brasil”, avalia Marcela.