como-economizar-combustivel6-563x353

Embora o Brasil seja um dos países com as maiores reservas de petróleo do planeta, sabemos que o preço dos combustíveis não costuma ser baixo por aqui — para não falar na procedência duvidosa dos postos mais baratos. Isso faz com que economizar com gasolina seja fundamental, ainda mais se a pessoa usar o carro diariamente.

Adotando algumas atitudes estratégicas, você pode fazer com que seu veículo consuma consideravelmente menos combustível. Curioso? Nós te ensinamos a fazer isso:

1. Evite acelerar excessivamente

A primeira dica para economizar com gasolina é não acelerar demais o carro. O lema é não ter pressa. Lembra-se que uma rotação elevada vai jogar o consumo do seu motor nas alturas, ocasionando um gasto desnecessário.

O ideal é que, sempre que possível, você fique de olho no conta-giros. Descubra, no manual do veículo, qual é o chamado regime de torque máximo do motor — a rotação em que ele entrega a maior força. O ideal é não passar desse número, e procurar ficar entre ele e 1.000 rpm abaixo.

Alguns dos modelos mais modernos possuem até indicadores que mostram o tempo certo para trocar de marcha. Além de economizar gasolina, isso é de grande utilidade para motoristas inexperientes.

2. Aposte na manutenção preventiva

Outra maneira comprovada de economiza com gasolina é deixando a manutenção do seu carro em dia. O mais interessante é que isso deve incluir atitudes que envolvem os mais diversos sistemas do veículo. Uma suspensão em dia, por exemplo, ajuda no desempenho, aproveitando com mais eficiência a potência do motor.

Os pneus também são muito importantes nesse aspecto e devem estar calibrados de acordo com as recomendações do fabricante. O jogo de velas precisa ser trocado exatamente com a quilometragem recomendada pela montadora, pois se a queima ficar irregular isso vai refletir diretamente no aumento do combustível injetado.

3. Reduza a carga do veículo

Reduzir a carga que você carrega no veículo é uma atitude fundamental, especialmente se você deixar itens desnecessários no porta-malas. Verifique se não esqueceu objetos por lá, especialmente após uma viagem ou um final de semana na praia. Não é preciso manter engradados de bebida vazios, por exemplo.

Se você é daqueles que não abre mão da boa saúde mesmo durante suas folgas, lembre-se, quando você retornar, de também desinstalar suportes para bicicletas ou pranchas, bem como o bagageiro de teto, caso você possua um. Evite cair na tentação de usar o carro como uma espécie de guarda-volumes, pois a conta vem diretamente para o seu bolso.

4. Escolha um posto de confiança

Por fim, você deve escolher um posto de confiança e abastecer seu carro no mesmo lugar, sempre que isso for possível. Essa atitude reduz as chances de que você coloque combustível adulterado no seu tanque e também possibilita que você saiba exatamente onde reclamar, caso surja algum problema ou falha de desempenho.

O ideal, em linhas gerais, é apostar nas bandeiras mais famosas, pois elas costumam ter um controle de qualidade mais rígido. Pedir a recomendação de amigos e parentes é sempre uma boa ideia, especialmente se eles já forem clientes do mesmo local há anos ou até mesmo décadas.

Controlar o pé no acelerador, fazer a manutenção preventiva, retirar o excesso de peso e procurar um posto confiável são as nossas sugestões para economizar com gasolina. Você já toma alguma dessas atitudes?

Compartilhe nas Redes Sociais:

Fonte: Guia Bolso


Leia também

Educação financeira infantil: dicas e orientações para sua realização

A educação financeira infantil é um assunto que está sendo cada vez mais abordado na atualidade para que as crianças compreendam desde cedo a importância e consciência relacionada com o uso do dinheiro. Desta forma é possível não apenas a sua ...

A mulher e sua relação com o dinheiro e consumo

Escrever sobre a mulher e as finanças, no mês da Mulher, pede uma comemoração que identifique o reconhecimento de suas muitas lutas e conquistas e, principalmente, os diferenciais que este gênero opera no mundo e em nossa história.Lutas por melhores ...

Mulheres ainda enfrentam preconceitos financeiros

As mulheres modernas atravessam um momento no qual estão tomando conta, cada vez mais, das finanças pessoais e das famílias. Se antes os homens é que controlavam os gastos, hoje, a situação é completamente diferente. Além disso, já há algum ...

No dilema entre poupar e viver a vida, escolha os dois

 No dilema entre poupar e viver a vida, escolha os dois Especialistas ensinam que segredo para ter bem-estar e equilíbrio financeiro é ter organização e disciplina Em diferentes fases da vida, o dilema entre poupar pensando no futuro ...

Como fazer orçamento familiar e sair do vermelho

Colocar as contas em dia pode ser um desafio, principalmente para quem não tem o hábito de planejar. Para ajudar os iniciantes na educação financeira, o Portal Brasil procurou um professor de finanças para explicar como começar. José Kobori é professor ...