4 dicas para economizar com gasolina

4 dicas para economizar com gasolina

IMG_83F6DB-E0A06D-EC6706-6C1A0F-27092C-19BE30

A Petrobré anunciou mais uma rodada de redução do pre o da gasolina. Mas, mesmo com a chance de encontrar um pre o menor na bomba de combusté vel, você já pensou em adotar atitudes para reduzir esse gasto?

Adotando algumas atitudes estraté gicas, você pode fazer com que seu ve culo consuma consideravelmente menos, o que permite que você possa abastecer com mais frequé ncia em locais de melhor procedé ncia. Confira o conte do a seguir e aprenda como fazer isso!

1. Evite acelerar excessivamente

A primeira dica para economizar com gasolina é não acelerar demais o carro. Embora isso seja tentador para boa parte das pessoas, é preciso ter em mente que uma rotação elevada vai jogar o consumo do seu motor nas alturas, ocasionando um gasto desnecessério.

O ideal é que, sempre que possé vel, você fique de olho no conta-giros. Descubra, no manual do ve culo, qual é o chamado regime de torque máximo do motor já a rotação em que ele entrega a maior foré a. O ideal é não passar desse número, e procurar ficar entre ele e 1.000 rpm abaixo.

Alguns dos modelos mais modernos possuem até indicadores que mostram o tempo certo para trocar de marcha, o que pode ser de grande utilidade para motoristas inexperientes.

2. Aposte na manuten o preventiva

Outra maneira comprovada de economia com gasolina é estar com a manuten o do seu carro em dia. O mais interessante é que isso deve incluir atitudes que envolvem os mais diversos sistemas do ve culo. Uma suspensão em dia, por exemplo, ajuda no desempenho, aproveitando com mais eficié ncia a potância do motor.

Os pneus também são muito importantes nesse aspecto e devem estar calibrados de acordo com as recomendações do fabricante. O jogo de velas precisa ser trocado exatamente com a quilometragem recomendada pela montadora, pois se a queima ficar irregular, isso vai refletir diretamente no aumento do combusté vel injetado.

3. Reduza a carga do ve culo

Reduzir o peso que você carrega no ve culo é uma atitude fundamental, especialmente se você deixar itens desnecessérios no porta-malas. Verifique se não esqueceu objetos por lé, especialmente após uma viagem ou um fim de semana na praia. Não é preciso manter engradados vazios de bebida, por exemplo.
Se você é daqueles que não abre mé o da boa saúde mesmo durante suas folgas, lembre-se: quando você retornar, desinstale suportes para bicicletas ou pranchas, bem como o bagageiro de teto, caso você possua um. Evite cair na tentação de usar o carro como uma espé cie de guarda-volumes, pois a conta vem diretamente para o seu bolso.

4. Escolha um posto de confiané a

Por fi, você deve escolher um posto de confiané a e abastecer seu carro no mesmo lugar, sempre que isso for possé vel. Essa atitude reduz as chances de que você coloque combusté vel adulterado no seu tanque e também possibilita que você saiba exatamente onde reclamar, caso surja algum problema ou falha de desempenho.

O ideal, em linhas gerais, é apostar nas bandeiras mais famosas, pois elas costumam ter um controle de qualidade mais ré gido. Pedir a recomendação de amigos e parentes é sempre uma boa ideia, especialmente se eles já forem clientes do mesmo local hé mais tempo.

Controlar o pé no acelerador, fazer a manuten o preventiva, retirar o excesso de peso e procurar um posto confié vel são as nossas sugestões para economizar com gasolina.