4 dicas para seu filho usar a mesada com inteligé ncia
03/09/14

4 dicas para seu filho usar a mesada com inteligé ncia

shutterstock_95028214é natural para qualquer mé e: tudo que você não teve na vida, certamente quer dar a seus filhos. E tudo que você teve de bo, deseja que eles tenham em dobro. E não estamos falando de bens materiais, mas de uma vida boa por completo. Nessa batalha para tentar garantir sempre o melhor para as nossas crianças e adolescentes, um dos desafios é conseguir contornar as artimanhas do consumismo já e sejamos honestas, muitas vezes nós mesmas temos dificuldades para escapar dele!

Bo, mas seja pela prudé ncia que recebemos de nossos pais ou pelas lié ões que tiramos de nossos próprios sufocos com dívidas a pagar, chega um momento em que precisamos atentar para a necessidade de cuidar bem de nossas contas. E se você teve alguns trope os no caminho até chegar a este ponto, que tal tentar mostrar aos filhos um caminho para não cometer os mesmos erros? Seguir os conselhos vai depender somente deles, mas o mais importante é que você dé o direcionamento.

Neste sentido, uma boa estraté gia pode ser incentiva-los desde cedo a criar um grande objetivo para que juntem dinheiro. é uma forma de valorizar ainda mais o propósito da mesada. Se eles receberem o dinheiro mensalmente, mas sem um foco para aquilo, não será surpresa se come aram a gastar tudo com coisas supérfulas, como roupas e acessérios caros, por mera ostentação. Vamos a alguns exemplos de como ajuda-los a escolher um foco para o dinheiro da mesada.

VIAGEM

Fazer um intercé mbio estudantil é um sonho de muitos jovens. Para ajudar seu filho (a) a conquistar esta meta, incentive-o a juntar a grana da mesada para custear a viagem ou pelo menos a maior parte dela. é uma meta de longo prazo, mas com um retorno extremamente rico para a cultura dele (a).

FESTA DE 15 ANOS

As meninas normalmente sonham com este momento mé gico. E se a op o for fazer uma festa realmente de gala, este sonho não sai nada barato. Assim como o caso do intercé mbio, uma boa op o para viabilizar a comemoração é incentiva-la desde cedo a encher o cofrinho para ajudar no custeio do festa.

O PRIMEIRO CARRO

é bem prové vel que seu filho (a) não consiga pagar o valor total sozinho somente com o dinheiro da mesada, mas e se você o convencesse a juntar dinheiro para pagar parte da entrada do ve culo? Converse e estabeleça a uma parcela do valor total para que ele (a) junte de dinheiro. Diga que o carro viré apenas com a condi o de um pagamento conjunto.

OUTRAS RESPONSABILIDADES DO COTIDIANO

Seu filho (a) quer investir em um esporte? Então determine que o dinheiro da mesada seja usado para pagar as aulas da atividade esportiva que for escolhida. O mesmo pode ser feito quando ele (a) estiver tirando a carteira de habilitação. Todo mundo sabe que os custos são altos e que aumentam um pouco mais a cada ano. Então este é um bom motivo para ir fazendo um já pé de meia já .

Fazer com que seus filhos participem ativamente do custeio dos próprios sonhos é uma forma de trazer para perto cada vez mais cedo a não é o de como as coisas funcionam. Para conquistar algo, é preciso batalhar, é preciso ter esforé o. Um dia eles teráo capacitação suficiente para irem atrês do próprio emprego, e por consequé ncia, do próprio sustento. Enquanto isso não acontece, é importante que você estabeleça a regras para que eles não tenham a percep o de que podem obter tudo já de mé o beijada já .

Cientes de que o dinheiro deles é importante para que o sonhos sejam concretizados, eles certamente vé o pensar duas vezes antes de gastar tudo que tem no celular mais caro ou no tânis lané ado pela marca X, que é mais caro que uma mensalidade escolar.