4 dicas simples para gerir o orçamento familiar em 2019

4 dicas simples para gerir o orçamento familiar em 2019

Sabemos que poupar é uma tarefa que pode não ser fácil, considerando que aquilo que ganhamos, fruto do nosso trabalho, pode não ser suficiente face às despesas fixas mensais. Assim, é importante poupar todos os meses para o seu fundo de emergência e também para manter o seu estilo de vida.

Para poder poupar todos os meses há que ter um bom orçamento familiar, que deverá ser gerido atenta e regularmente, para que todas as opções de poupança sejam viáveis.

Deixamos assim algumas dicas de ouro de como pode gerir o seu orçamento familiar:

  1. CORTE NOS GASTOS SUPÉRFLUOS

Apesar de ser uma dica simples, nos dias de hoje é muito fácil cair em tentação.

NA SUA REDE FAVORITA

Bens materiais que vão apenas proporcionar um bem estar a curto prazo e devem ser evitados sempre que possível. Será que precisa mesmo de um telemóvel novo? E um LCD novo?

Avalie bem as suas necessidades do seu quotidiano. Caso queira comprar estes objetos, faça uma poupança mensal para poder chegar ao determinado valor e comprar o produto sem se endivididar.

  1. REDUZA NOS EXTRAS

Sabemos que, de vez em quando, sabe bem jantar fora e ir ao cinema mas faça-o de forma moderada para que o seu orçamento não sofra. Sempre que possível, amenize esta necessidade fazendo-o mensalmente ou em alturas especiais.

Ao poupar ao longo dos meses, pode até ter mais dinheiro para um jantar diferente e mais especial.

  1. REGISTE SEMPRE AS DESPESAS

Tenha sempre à mão (em papel ou num ficheiro Excel, no computador ou até telemóvel se preferir), uma tabela onde vai registando os seus gastos diários (sim, não se esqueça de colocar o café!), as suas despesas mensais e o que sobra para depois poder saber qual a quantia que irá poupar e que vai ser posta de lado no final de cada mês.

Registrar tudo é o primeiro passo. Saiba para onde o seu dinheiro vai e como cortar nas despesas.

  1. VIGIE OS SEUS CARTÕES DE CRÉDITO

Os cartões de crédito podem ser ferramentas úteis nas suas compras quando utilizados de forma consciente e preventiva. Lembre-se que qualquer produto que compre com este cartão terá de pagar no futuro e, se ultrapassar o prazo de pagamento, irá pagar juros associados, colocando um maior peso no seu orçamento familiar.

A melhor modalidade de pagamento é a 100% no mês seguinte, pois permite-lhe pagar o seu crédito sem juros associados, garantindo a sua liquidez de mês para mês.

Fonte: Sapo Lifestyle