4 elementos para uma vida financeira saudável
22/05/17

4 elementos para uma vida financeira saudável

seudinheiro-corte-de-gastos-635x434

“Para melhorar minha vida financeira, sé tendo um salário maior”. Não são poucos que pensam assim. Então o tempo passa, o salário aumenta e a vida pouco muda. Mas, mesmo assim, continua o pensamento de que, para que as coisas melhore, a é nica solu o é ganhar mais. Sempre mais.

Certamente, ter uma renda maior abre portas. Permite melhorar o padrão de vida, alcané ar mais ré pido suas metas e se permitir mais luxos. Muitas pessoas vivenciam isso, mas, não importa o quanto ganhe, continuam endividadas, insatisfeitas ou com a sensação de que precisam de ganhar mais ainda para serem felizes.

Pensar assim é sinal de que algo vai errado e que a vida financeira não está tão saudável. Para ganhar e permanecer saudável, você deve constantemente refletir sobre como está em quatro aspectos relacionados ao dinheiro:

1) Mentalidade:é O principal fator não tem relação direta com o quanto você ganha. Para se relacionar bem com as finanças, você precisa ter uma mentalidade alinhada aos seus objetivos. Isso envolve, em primeiro lugar, ajustar seu modelo de dinheiro e se certificar de que ele está alinhado aos seus objetivos curto e longo prazo.

E quais são os seus objetivos? Muitos não sabem responder esta pergunta. Como diria Lewis Carroll, “Se você não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve”!é Reflita por um momento sobre quais são suas metas para este ano e para daqui a 5 anos ou maisé – e passe a dedicar parte do seu planejamentopara realizé -las. Deste modo, você terá sempre a sensação de estar indo para onde realmente quer.

2) Organização:é Nem todos gostam de se organizar, mas os melhores resultados financeiros são obtidos com base e, pelo menos, algum controle. Atualmente, somos expostos a uma enxurrada de propaganda e “oportunidades” de compra, de forma que facilmente gastamos mais do que gostaré amos com coisas supérfulas e que não nos trazem satisfação – ou pelo menos não por muito tempo.

As planilhas e aplicativos financeiros costumam ser é timas opé ões de organização, mas hé aqueles que se adaptam melhor a caderninhos e livros com o Kakebo. Não importa o mé todo escolhido, fé sico ou digital, online ou offline.é O que importa é que você se sinta conforté vel e tenha como se certificar de que seus gastos infruté ferosé (como sobremesas)é não estão comprometendo seus planosé (e ainda por cima as sobremesas engordam!)

3) Investimentos: importante ter um mínimo de conhecimento e autonomia quando se fala em investir. Mesmo aqueles que tem o hábito de juntar dinheiro acabam tomando decisões ruins que pioram seus resultados e impedem de ter grandes avanãos. Hoje em dia, muitos já sabem e repetem que ficar sé na poupané a não é tão bo, mas fica a dé vida: o que é, então ?

Aprendemos pouqué ssimo sobre educação financeira na escola, no Brasil, e precisamos compensar esta falta por conta pré pria. Hé muitas opé ões de renda fixa tão seguras quanto a poupané a e com resultados mais expressivos.é Dedicar um tempo a pesquisé -las e conhecé -las é fundamentalé para todos que querem ver o saldo na conta crescer.

4) Prosperidade:é Desenvolver um pensamento de prosperidade é crucial para que todo o resto faé a sentido. Você pode conhecer tudo sobre investimentos, ser muito organizado e ter a mentalidade correta para saber quais são suas metas e qual deve ser seu foco. Mas, sem a motivação que um pensamento de prosperidade que diz “é isso que eu vou fazer” traz, a tendé ncia é que você rapidamente desista – ou até mesmo esque a.

Por isso, o mais importante de tudo é aliar o pensamento de prosperidade ao conhecimento de investimentos, é organização e ao autoconhecimento para ter a mentalidade correta. Mensalmente, crie a rotina de revisitar seus objetivos e sonhos para reforé ar sua motivação.é Escreva-os, tenha uma cole é o de imagens e fotos sobre eles para olhar sempre e conte aos seus amigos e familiares.

Comprometa-se com aquilo que você sabe que vai te fazer feliz.é Talvez saúde financeira para você seja ter fortunas, ou talvez apenas o suficiente para viver com a família de forma conforté vel. De todo modo, estes quatro passos ajudaré o no seu caminho.