4 maneiras de perder todo o seu dinheiro de uma hora para outra!

4 maneiras de perder todo o seu dinheiro de uma hora para outra!

Quem fica rico ou consegue juntar uma boa reserva financeira dificilmente pensa na possibilidade de perder todo (ou grande parte) de seu dinheiro rapidamente. Realmente isto não é algo corriqueiro, já que quem poupa bem normalmente tem uma boa Educação Financeira. Mas exceções sempre existem.

Há casos sensacionais de celebridades que perderam toda a sua riqueza inesperadamente. Mas não é preciso ser famoso para passar por uma situação destas. Por isso, listamos alguns cenários onde você pode perder uma parcela significativa de seu patrimônio.

  1. Ganhar na loteria.

Este é um fato que deveria só aumentar a riqueza das pessoas … e em um primeiro momento isso realmente acontece. O problema é que muitos ganhadores não estão preparados para ter tanto dinheiro assim … e o quem vem fácil, vai fácil. Tanto que uma estatística indica que cerca de 1/3 dos ganhadores de loteria voltam a ficar pobres.

Existe a impressão de que o dinheiro nunca vai acabar e o nível de gasto aumenta muito. Além disso, neste momento há sempre os golpistas que se disfarçam de amigos para poder aproveitar da situação.

E podemos extrapolar este cenário para qualquer situação onde a pessoa ganha muito dinheiro inesperadamente: pode ser uma herança boa ou ganho inesperado no mercado de ações.

Por isso, antes de ficar rico, não esqueça de aprender a lidar com tanto dinheiro!

  1. Entrar em uma pirâmide financeira.

As pirâmides prometem grandes retornos financeiros, de forma fácil e garantida. E muita gente acaba se deixando levar pelo ‘canto das sereias’.

O fato é que nestes casos você pode perder todo o seu dinheiro investido. Não estamos falando de uma perda de 10% ou 20%, que certamente já é algo ruim. Você pode ficar literalmente com zero no seu bolso.

  1. Mania de Empreendedor.

Ser empreendedor é algo fantástico e incentivamos a todos a seguir este caminho. Mas é preciso estar muito consciente dos riscos associados: você pode perder todo o seu dinheiro e até ficar com dívidas.

Preparação, força de vontade, resiliência e “Business Plan” são palavras que todo empreendedor escuta antes de abrir o seu próprio negócio. O que você deve também saber é que, mesmo seguindo todas as dicas e fazendo toda a preparação necessária… tudo pode dar errado.

Outra dica é a escolha do seu sócio: ele pode ser o seu maior aliado no negócio, mas também pode lhe causar um grande prejuízo. Ter sócios de boa-fé é uma condição imprescindível para começar qualquer empresa.

Por isso, entenda bem qual o nível de perda que é aceitável para você antes de se aventurar no mundo dos novos negócios.

  1. Divórcio.

O fim de um casamento pode sim custar uma boa parte de seu patrimônio.

É claro que, se o casal (ou ex-casal) é formado por pessoas honestas e “do bem”, a chance de um divórcio justo é bem maior. Mas os casos de divórcio nos dizem que nem sempre conhecemos bem as pessoas com quem casamos.

Fonte: Minhas Economias