5 coisas que você precisa saber para come ar sua educação  financeira

5 coisas que você precisa saber para come ar sua educação financeira

5040212-penge

Você é aquele tipo de pessoa que sé pensa em dinheiro quando vé que não vai dar para pagar todas as contas com aquilo que ganha? Ou ainda, vive no sufoco para esticar aquela grana até o final do mês?

Se você pensa assim deve ainda acreditar que investir é algo distante de sua realidade pois, já nunca sobra já .

Mas a verdade é que independente a quantas ande seu saldo bancé rio, não se pode fazer aquilo que não fomos educados para tal. Do mesmo jeito que quando vemos uma criança que não tem modos e tentamos ensiné -la, no que diz respeito a nossa educação financeira, a coisa funciona do mesmo jeito.

De nada adianta cobrar de si mesmo algo que você ainda não tem. Por isso, o ideal antes de sair gritando aos quatro ventos que você não entende nada sobre finanças, que tal respirar fundo, pensar sobre o que quer para o seu futuro e deixar seu adulto interior educar sua criança financeira?

Sei que as vezes pode parecer difácil pois, existem muitos termos e jargões que mais parecem nomes da tabela perié dica mas, se você colocar esta barreira logo de cara, as coisas se tornaré o bem mais difáceis.

A melhor saé da, é encarar a situação de maneira realista e adaptar o conhecimento que você busca a sua realidade para aquele momento. No entanto, para que isso seja possé vel, alguns comportamentos podem ajudar, são coisas simples, práticas e que você pode perfeitamente realizar no dia a dia, mas que te traré o resultados importantes para que aprenda a cuidar de maneira mais inteligente do seu dinheiro.

Sé o 5 coisas que você precisa saber para come ar sua educação financeira com o pé direito, confira:

Decida come ar já Nada acontece na vida se não decidimos que deve acontecer. Toda jornada come a com um primeiro passo e sua educação financeira não é diferente. Assim como todas as decisões de sua vida, precisam é nica e exclusivamente de você, esta também é uma coisa que você precisa querer fazer. Caso ainda não tenha certeza daquilo que quer, sugiro que pense mais um pouco e se preciso, faé a uma lista de benefícios que alcané aria se soubesse cuidar melhor do seu dinheiro. Se ainda assim, tiver dé vida sobre se deve ou não come ar, pense mais um pouco e sé comece quando realmente tiver conscié ncia de que este é o melhor caminho para você.

Controle já Se existe uma palavrinha mé gica no mundo das finanças, ela se chama controle. De nada adianta ganhar rios de dinheiro se você não tem controle sobre ele. Existe um ditado que diz: já Dinheiro na mé o é vendaval já e isto tem seu fundo de verdade. O que você não controla, te domina, seja para o bem ou para o mal. Portanto, se não quiser ser dominado pelas preocupações da falta de dinheiro, aprenda a controlar o que ganha, assim você acaba por saber para onde vai todo seu dinheiro, e isto pode em um primeiro momento te causar bastante surpresa, mas depois que tiver conscié ncia, terá também maior controle sobre sua vida.

Disciplina – Se o controle é fundamental, diria que a disciplina é o pilar que o sustenta. Não importa qual seja sua motivação para come ar alguma coisa, se você não tiver disciplina para dar continuidade ao plano, o máximo que vai conseguir é se sentir frustrado por não dar continuidade ao que idealizou. é preciso que você entenda que mesmo quando faltar motivação para dar sequencia a sua educação financeira, é a disciplina que te fará não desistir, e no final das contas você veré como valeu a pena.

Vené a o medo já Sei que quando o assunto é dinheiro, muitos sentimentos podem estar envolvidos, inclusive o medo. Né seres humanos quando nos sentimos ameaé ados agimos de duas maneiras, com luta ou fuga. E quando falamos sobre nossa situação financeira, nem sempre estamos preparados para resistir e lutar acabando na maioria das vezes desviando o assunto e fugindo da situação. é aquele pensamento do já mais pra frente penso sobre isso já ou já agora não tem como fazer já . Esses são comportamentos que podem ter um fundo de medo sendo combatido com fuga. Independente de qual seja a sua situação, procure saber quais são seus medos em relação a finanças, fazendo uma ané lise criteriosa, você poderé decidir melhor o que fazer a respeito. Talvez você tenha medo de perder dinheiro mas por outro lado, se continuar em sua zona de conforto que nem sempre é tão conforté vel assim, poderé perder excelentes oportunidades. Por isso tome coragem e enfrente seu medo, ao vencé -lo você estaré dando uma chance a si mesmo de se sentir mais seguro e confiante.

Conhecimento já Todos os pontos discutidos anteriormente tem algo em comum: eles precisam do conhecimento para se realizar. Para que você tenha controle, disciplina e vené a o medo, conte com o conhecimento como seu aliado. Saber mais sobre o que você precisa, amplia horizontes e te dé possibilidades que jamais poderiam ser conquistadas se você ficasse apenas de braé os cruzados vendo a vida passar. Quanto mais conhecimento tiver, mais seguro você fica para tomar decisões acertadas, ao passo que a ignoré ncia pode afastar você de seus objetivos. Portanto, quando se sentir inseguro em relação ao que fazer, busque conhecimento isso pode ajudar a afastar os fantasmas que povoam seus pensamentos. E mais, saiba que conhecimento pode ser encontrado nos mais diversos formatos. Uma conversa franca com pessoas mais experientes no assunto, vé deos, livros e buscas na internet podem ser um é timo caminho. Aposte nisso.