5 dicas para controle financeiro pessoal

5 dicas para controle financeiro pessoal

Desconto-dado-usuarios-contas-atrasadas_ACRIMA20101028_0056_13

Quando pensamos que estamos gastando muito, a primeira solu o que nos vem é cabe a é o corte de gastos. Mas, sé de pensar em diminuir as compras e deixar de ter aquele produto que tanto queremos, o desé nimo é certo. Se você se encaixa nesse perfil, significa que você precisa de um controle financeiro pessoal.

Mas por que eu deveria fazer um controle financeiro pessoal? Simplesmente cortar os gastos e reduzir custos não é o caminho mais fácil ou correto quando queremos gastar menos. O controle financeiro pessoal é a forma mais prática e assertiva para diminuir gastos e otimizar o dinheiro que se tem no momento. Ele envolve a absor o do hábito de economizar e da importância de realizar um planejamento a longo prazo. Ter um gerenciador financeiro pessoal também é um artifé cio que deve ser levado em consideração, por unir a praticidade é eficié ncia.

Para que você saiba a melhor forma de tornar suas compras menos incé modas, e para que não pare a estar fazendo tanto esforé o para economizar, listamos 5 dicas de controle financeiro pessoal que irá o te ajudar.

Cuidado com o cartão de crédito

Ele pode parecer seu melhor amigo e dar a impressão de que é uma continuação do seu oré amento, mas não entre nessa ideia. Pelo fato de você não ver o dinheiro acabando, não atenta ao fato de que está gastando. Além disso, cartões de crédito possuem juros muito altos quando se atrasa o pagamento da fatura. Se não tiver outra op o, tente utilizar apenas u, para que o seu monitoramento seja feito de forma mais fácil. é importante saber que ter cartão de crédito é bom quando ele trabalha para você. Por isso escolha o cartão cujos benefícios estejam relacionados ao seu perfil pessoal. Gosta de viajar? Procure um que acumule milhas, por exemplo. Não trabalhe para pagar os juros do cartão, faé a o cartão trabalhar para você.

Não gaste dinheiro extra

Caso você ganhe alguma bonificação ou dinheiro extra inesperado, não gaste. Invista-o. Pense que vai lhe trazer mais benefícios futuramente e, como você não estava contando com ele agora, não irá fazer falta.

Aposte em um gerenciador financeiro pessoal

Com certeza, essa pode ser sua melhor ferramenta para o seu controle financeiro pessoal e para planejar seus gastos e fazer com que seu dinheiro renda mais. O gerenciador financeiro pessoal irá analisar suas finanças e, a partir disso, te dar o melhor caminho para organizé -las. Poucas pessoas conhecem este serviço, que pode ser uma boa solu o para grande parte dos casos.

Use a poupané a automé tica

Para quem não consegue investir o seu dinheiro e acaba gastando antes, essa é a alternativa perfeita. Basta programar o dé bito de uma quantia que fique conforté vel em relação ao seu planejamentoe o valor é transferido para o seu investimento automaticamente.

Defina metas

Cortar gastos é realmente uma tarefa muito difácil quando pensamos apenas no tempo presente. Poré, se você fizer planos futuros que precisem de economia, isso irá te ajudar a reduzir seus custos para que, futuramente, possa concluir seus objetivos. Por isso, invista nas suas metas. Ter um controle financeiro pessoal é a melhor forma de saber o quanto precisa guardar para que esse seu propósito seja realizado.