5 dicas para economizar dinheiro na vida de estudante

5 dicas para economizar dinheiro na vida de estudante

croppedImg_901522778

Ir morar fora de casa para fazer uma faculdade é uma experié ncia é nica. Pergunte para quem já passou por isso: a maioria vai concordar. Novas experié ncias, vivé ncia, crescimento. Os aspectos positivos são muitos e, por si, valem todo o processo.

No entanto, a fase também traz uma sé rie de novos desafios. Um dos maiores está relacionado é finanças pessoais. Com planejamentoapertado e uma sé rie de gastos (mesmo para quem vai cursar uma universidade gratuita), economizar dinheiro na vida de estudante muitas vezes parece impossé vel. Fique tranquilo, existem maneiras de economizar. Conhe a nossas dicas!

Boas dicas para economizar dinheiro na vida de estudante

  1. Faça a uma pesquisa imobilié ria

Os gastos com habitação estão entre os maiores de todos. Faça a uma pesquisa completa das opé ões na cidade para a qual você está se mudando. Não se limite aos ané ncios em classificados ou propagandas de agé ncias imobilié rias. Sempre que possé vel, conte com a opinié o de um morador local ou algum outro estudante que conhe a e que já resida no municé pio.

Uma outra recomendação para reduzir os gastos é dividir a moradia: montar uma repé blica, seja em uma residé ncia ou apartamento, pode diminuir o peso do aluguel e de despesas similares.

  1. Use os descontos

A famosa já meia entrada já em cinemas e shows é um dos exemplos de descontos disponé veis para estudantes. Assinaturas de serviços como o Spotify ou compra de equipamentos Apple e Dell também oferecem redué ões para alunos.

Caso ainda não possua uma carteirinha ou comprovação estudantil ané loga e atualizada, pergunte sobre na secretaria ou Graduação da sua institui o de ensino.

  1. Cozinhe em casa

Restaurantes e comida pronta, no geral, acabam saindo mais caro para os bolsos. Aproveite que está começando sua vida morando sozinho e desenvolva seus dotes culiné rios. Com a internet, não hé muitas desculpas para não come ar: seja receitas ou tutoriais em vé deo, ajuda não faltaré .

  1. Controle as despesas com materiais

Listas de material e leituras recomendadas para disciplinas são uma grande ajuda para os alunos. No entanto, tome cuidado para não gastar demais com livros que não será o amplamente usados ou materiais pouco relevantes.

  1. Faça a o social com moderação

Socializar e interagir com os seus colegas é parte praticamente essencial da experié ncia université ria. Seja em uma festa ou barzinho, fique sempre de olho nas despesas e comprometa suas finanças pessoais.

A importância do planejamento

Assim como em qualquer outra área de gerenciamento financeiro, o planejamento é a melhor chave para economizar dinheiro na vida de estudante.