5 dicas para economizar mais com aliment é o

5 dicas para economizar mais com aliment é o

shutterstock_182694926-730x410

Quem deseja economizar mais deve repensar os gastos e, para tanto, adotar mudanças na rotina é fundamental. A alimentação, por exemplo, é uma área que engole um bom pedaé o do planejamentofamiliar, ainda mais com a inflação dos últimos anos.

Com medidas práticas e eficientes é possé velé modificar seu cotidiano e poupar maisé com alimentação. Assim, você consegue equilibrar melhor o seu planejamentomensal.

  1. Seja criativo na cozinha

Na correria do dia a dia, quem costumaé cozinhar em casa facilmente cai na mesmice do preparo dasé refeié ões. Isso é desestimulante, tornando as ofertas e ané ncios do supermercado ainda mais tentadores.

Assim, pode parecer impossé vel falar de economizar mais sem deixar de comer bem. Mas a situação real é bem diferente! A variedade é justamente a palavra-chave de quem quer reduzir as despesas com comida.

Foque em alimentos saudé veis e nutritivos, deixando de lado o fast-foodé e o é lcool, por exemplo. Além disso, permita-se ter tempo de curtir o preparo da comida. Planeje as refeié ões da semana toda e faé a as compras necessé rias de acordo com esse cardé pio.

  1. Evite comer fora para economizar mais

Ok, nem todo mundo gosta (ou sabe) cozinhar. Muitos realmente não tem tempo para isso. Entretanto, comer fora todos os dias ou com frequé ncia é um dos maiores inimigosé do oré amento.

Se você planejar as refeié ões da semana, como sugerido no té pico anterior, não precisaré perder tempo demais na cozinha. Se você tem pouca prática, comece com pratos simples e vé elaborando suas criações aos poucos.

Logo, é você se renderé aos prazeres de cozinhar, especialmente por saber que, ao fazer isso, economizar muito nos seus gastos com alimentação.

Mantenha alimentos de fácil preparo em estoque, prepare seus pratos com antecedé ncia e congele-os. Lembre-se também de aproveitar os restos de alimentos para novos pratos. Dessa maneira, você aproveita tudo, tem sempre algo disponível quando a fome bater e não gasta tempo.

  1. Pesquise pre os em supermercados diferentes

Mais uma vez, a chave aqui é o planejamento. Faça a uma lista de compras e, com ela em mé os, circule os supermercados da sua regié o e procure os melhores pre os.

Você não precisa comprar tudo de uma vez ou no mesmo lugar. Aproveite as promo ões para adquirir ingredientes diferentes e inovar no cardé pio!

  1. Siga a lista e não exagere nas compras

Atentar-se é lista de compras é fundamental não apenas para garantir as melhores ofertas, mas também para que você não exagere nas aquisié ões.é Portanto, não se empolgue demais diante de ofertas e respeite a lista de compras.

Nem sempre é uma boa ideia comprar vários itens de um alimento sé porque você encontrou uma promo é o. Se o produto ficaré parado até perder a validade, em vez de economizaré você estar desperdié ado dinheiro.

  1. Tenha uma hortinha em casa

Morando em casa ou apartamento, você pode achar um cantinho ideal para montar sua pré pria hortinha. Além de ser uma atividade gratificante, cuidar de sua horta representa uma fonte economica e saudável de alimentos.

Mesmo que você plante apenas alguns tomates ou temperos na janela do apartamento ou em um canto da varanda, é logo perceberé os benefícios da horta, tanto para a saúde quanto para o seu bolso.