Estabele  a-um-sistema

Uma dos maiores herané as que podemos deixar para os nossos filhos é a educação em geral, assim como aé educação financeira. Muitos dizem que dinheiro não traz felicidade, mas a falta e a mé administração dele tem sido fator determinante da infelicidade, uma vez que causa estresse, desentendimentos e até mesmo depressão.é Por isso, nunca é tarde para ensinar seus filhos a gerenciar suas finanças e auxiliar na tão sonhada conquista pelo sucesso financeiro.é Veja aqui 5 dicas e coloque-as em prática.

  1. Abra uma conta bancé ria para seu filho(a)

Aproveite ao abrir uma conta bancé ria para o seu filho(a), a oportunidade paraé conversar sobre dinheiro. Explique com pacié ncia e de maneira simples como a conta funciona e asé vantagens de economizar seu próprio dinheiro.

Algumas mões encontram maneiras criativas de incentivar o filho(a) a economizar dinheiro, como colocando estrelinhas para cada contribui o deles no banco, por exemplo.

  1. Seja transparente sobre a situação financeira da família

é importante explicar a situação financeira para os seus filhos desde o come o.é Pode ser frustrante não poder comprar tudo o que os amigos dos seus filhos tem , poré m mais frustrante ainda é seus filhos, em suas vidas adultas, não conseguirem estabelecer limites em suas compras, uma vez que eles entenderam que podem ter tudo.

  1. Dé ao seu filho(a) a oportunidade de ganhar dinheiro

Recompense seu filho(a) com dinheiro por algum trabalho ou tarefa atribué da a ele(a).é Deixe claro que a criança vai receber, especifique a quantia e cumpra.é

Caso eles não cumpram com a responsabilidade, não pague-os. importante que eles saibam que estão trabalhando duro e que a recompensa valeré a pena.

  1. Ensine-o(a) a administrar o dinheiro

Existem algumas té cnicas para isso. Uma delas dividir o dinheiro em categoriasé (o quanto ganhou, gastou e economizou) e a partir dessas categorias administrar melhor para o próximo mês, caso seu filho(a) tenha que economizar mais por necessidade ou por querer investir em algo ou comprar algum produto especé fico. Mostre a eles! Veja mais dicas para umé planejamentoeficaz:

  1. Dé ao seu filho(a) a liberdade de decisão nas compras

Dé a eles orientação na compra, masé respeite suas decisões.é Muitas vezes o pais se preocupam com a escolha de compras dos filhos, seja pela qualidade do produto, por não ter muita utilidade, etc. Poré, é eles precisam cometer alguns erros para depois tomarem decisões mais sé bias.

Compartilhe nas Redes Sociais:

Fonte: Kowa


Leia também