5 dicas para não ficar no vermelho em 2017
08/03/17

5 dicas para não ficar no vermelho em 2017

qualidade-vida

Você está pensando em colocar as finanças em ordem neste ano, mas não sabe como? Apesar das previsões economicas para 2017 não serem as mais otimistas, com uma boa dose de planejamento financeiro é possé vel manter as contas sob controle.

  1. Encare de frente a realidade

Muitas pessoas enfrentam dificuldades para se livrar das dívidas por não admitirem a sua realidade financeira. Hé uma máxima que diz que já a primeira coisa a se fazer quando se está dentro de um buraco é parar de cavar já . Para não ficar no vermelho em 2017, é preciso aceitar que a situação financeira não é a desejada e partir para uma mudané a de atitude.

  1. Mapeie as despesas

Aceitar que sua realidade financeira não é a ideal é um bom come o, mas entender a dimensão dos gastos no seu planejamento fundamental. Por isso, adote imediatamente o hábito de tomar nota rigorosamente de todas as suas despesas. Nem mesmo um simples cafezinho no intervalo do serviço deve ser deixado de lado.

Colete as informações por, pelo menos, um mês, e coloque tudo na ponta do lápis. Com esse simples exercé cio, você vai se deparar com despesas que sequer eram levadas em conta e causam um estrago consideré vel no oré amento.

Com base nos resultados, é possé vel cortar gastos e buscar formas alternativas de lazer e transporte, por exemplo, garantindo uma boa economia.

  1. Estabele a metas de poupané a

Se você já sabe como o seu dinheiro está sendo gasto, encontra-se em condié ões também de estabelecer metas de poupané a. Ao fazer uma estimativa para o seu planejamentomensal, defina quanto vai ser poupado no mês e reserve o valor assim que receber o dinheiro.

é sempre importante traé ar objetivos, em todas as áreas da vida. Se você decidiu que não vai ficar no vermelho em 2017, não deixe de pensar no que vai ser feito com o dinheiro poupado quando a situação financeira estiver mais está vel. Assim, você se sentiré mais motivado em levar seu planejamento adiante.

  1. Evite o uso do cheque especial e do cartão de crédito

é preciso ter conscié ncia de que o limite do cheque especial não é uma extensão de seu salário e, portanto, não deve ser levado em conta para a elaboração do planejamentomensal. Por ser uma modalidade de crédito de fácil contratação, o cheque especial é largamente utilizado, mas a taxa de juros cobrada é uma das maiores do mercado.

Igualmente prejudicial é o pagamento parcial da fatura do cartão de crédito. Se você vai comprar com o cartão ou fazer qualquer espé cie de parcelamento, assegure-se de que as parcelas caberé o em seu bolso. Ter uma parte expressiva de seu planejamentocomprometida com o pagamento de parcelas aumenta consideravelmente o risco de entrar no vermelho.

  1. Crie uma reserva de emergé ncia para não ficar no vermelho em 2017

Apesar de todos os cuidados, imprevistos acontecem. Por isso, uma medida importante para não ficar no vermelho é a constru o de uma reserva de emergé ncia. é recomendé vel poupar o equivalente entre 2 a 6 meses de salário para esse fim. Assim, em casos de urgé ncia, você não corre o risco de cair no endividamento.

Com a ado é o de bons hábitos é possé vel evitar as dívidas. As dicas apresentadas são muito é teis para que você não fique no vermelho em 2017.