5 Dicas para Organizar Suas Finanças Pessoais em 2016

5 Dicas para Organizar Suas Finanças Pessoais em 2016

20140415-dinheirama-como-quitar-dividas-vencidas-atrasadas

Em que momento da vida você come ou a cuidar das suas finanças ? Algumas vé o responder que desde pequenas aprenderam a administrar suas mesadas. Outras, nunca receberam mesada já umas poucas, se interessaram pelo assunto e correram atrês do conhecimento já mas o fato é que a grande maioria das pessoas não sabe lidar com o próprio dinheiro. E acredite, o problema não está em ter muito ou pouco dinheiro. Quem não sabe administrar 1000, não sabe tampouco administrar 10.000,00. A dificuldade está na falta de habilidade para lidar com ele.

Todas nós queremos segurané a e estabilidade financeira, queremos poder levar uma vida conforté vel, ter momentos de lazer, educar bem os nossos filhos e dar a eles o melhor que podemos oferecer (materialmente falando ou não). Queremos poder desfrutar de nossa renda sem vé -la ir embora somente para o pagamento das contas já

Enté o, como fazer? Como mudar nossa relação com o dinheiro?

Sonhando!

Como assim? Explico. Si, será atravós dos nossos sonhos que poderemos melhorar nossa relação com as finanças .

O desejo de realizar os sonhos é o que lhe daré foré a e energia para a retomada do controle de sua vida financeira. Reflita sobre os seus sonhos, quais são eles e em quanto tempo você quer vé -los realizados.

Talvez seja fazer uma viagem maravilhosa com a família, ou sair das dívidas e ter paz financeira, ou quem sabe a compra da casa pré pria. Seus sonhos devem estar listados entre suas prioridades. E para realizé -los, você precisa separar parte dos seus ganhos ANTES de gasté -los.

Anote os seus sonhos, si, escreva-os. Divida-os em curto, médio e longo prazo. Estabele a uma data para alcança-los. Essa estraté gia é muito importante para que eles comecem a se materializar em sua mente e a tomar forma.

O que adianta eu sonhar com a casa de praia e manter essa ideia bem distante, sem nenhum tipo de planejamento para alcan -la? A tão sonhada casa de praia não vai deixar nunca de ser apenas um sonho distante. Diferentemente se eu a tiver como um objetivo a ser alcané ado, atravós de organização e planejamento financeiro.

Os sonhos serviré o como nossa mola propulsora para come ar a nos organizar financeiramente. E como come ar realmente? O que fazer? Vamos listar aqui 5 dicas práticas para quem quer aprender a cuidar do próprio dinheiro.

Regra de ouro da educação financeira: gastar menos do que se ganha

Sempre e sempre. Enquanto não aprendermos a equilibrar nosso padrão de vida com nossas reais possibilidades financeiras, não sairemos do lugar e nossos sonhos continuaré o onde sempre estiveram: em nossas cabe as.

é preciso gastar menos do que se ganha. E você sabe o quanto você ganha? A pergunta parece boba, mas ela é real. Existem pessoas que não sabem o quanto ganham de verdade, principalmente aquelas que tem rendimento varié vel. é preciso relacionar não somente o salário, mas todo tipo de renda recebida (13é, comissões, pensões, rendimentos de aplicações financeiras, bé nus, etc.).

Depois de identificada a renda, é necessério saber exatamente o quanto se gasta. E para isso, para ter uma não é o exata, é preciso que adotemos por hábito fazer o nosso planejamentodomêstico.

Anotar rendimentos e despesas já fazer o planejamentodomêstico

Engana-se quem pensa que fazer planejamento a coisa mais chata do mundo! Não é ! Mude a sua visão em relação ao planejamentoe ao planejamento financeiro. Olhe por outro é ngulo e enxergue o planejamentocomo a ferramenta que vai lhe possibilitar a realização dos seus sonhos!

é atravós do planejamentoque você vai se programar financeiramente para alcané ar seus objetivos de forma mais concreta.

Coloque ali toda a sua renda e relacione suas despesas divididas por categoria (moradia, educação, transporte, etc.).

A forma como você vai organizar o seu planejamentoserá a maneira que for mais simples para você. Seja atravós de papel e caneta, seja planilha, seja aplicativo, não importa; o planejamento apenas um instrumento, uma ferramenta. A internet está cheia de planilhas gratuitas para download para se fazer o planejamentodomêstico (inclusive, tem planilha gratuita para download no site do Mulheres com Dinheiro (www.mulherescomdinheiro.com.br).

O que realmente vai fazer a diferené a é a ado é o do planejamentocomo um estilo de vida. Monte seu planejamentomensal, adequando os gastos é suas receitas.

Regra do 50 / 30 / 20

Reveja e compare seu planejamentoao longo dos meses. Quanto mais próximo ele estiver da regra 50 / 30 / 20, melhor.

Mas o que significa essa regra?

Ela nada mais é do que uma divisão proporcional de sua renda. Significa que 50% dela deve ser direcionada é despesas básicas. Ou seja, gastos com moradia, alimentação, transporte, saúde já devem corresponder a, no máximo, 50% de nossos rendimentos.

Se nossas necessidades básicas ultrapassam esse percentual, é prové vel que não sobre muito dinheiro para o nosso lazer ou para investimentos.

20% dos nossos rendimentos devem ser dirigidos é nossas prioridades financeiras. Aqui entram os nossos sonhos e objetivos para que alcancemos uma vida melhor e mais conforté vel no futuro.

Quando falamos de investimentos, falamos tanto em aplicações financeiras quanto em investimentos pessoais. Enté o, por exemplo, caso você queira fazer um mestrado fora do Brasil, vislumbrando melhores oportunidades profissionais, estamos falando também em investimento. Afinal, como dize, já investir em conhecimento rende sempre os melhores juros já . Ou seja, tudo o que puder melhorar a sua vida no futuro, deve estar compreendido aqui nesses 20%. E para quem não tem uma reserva financeira, é um é timo momento para come ar a fazé -la.

Por último, mas não menos importante, 30% de nossa renda deve ser direcionada ao nosso estilo de vida, que são nossas despesas pessoais e voluntárias. Aqui entra o vestué rio, o salé o de beleza, o restaurante, o cinema, a academia, etc. Essas despesas são essenciais para que você se divirta e faé a aquilo que gosta, afinal de contas, também é para isso que trabalhamos!

é de suma importância que consigamos organizar nossas finanças para que a divisão de nossa renda esteja bem pré xima da regra do 50 / 30 / 20. Assim, devemos tentar readequar as despesas essenciais, provavelmente diminuir as despesas de estilo de vida e aumentar as prioridades financeiras.

Compre somente o que precisa

Essa dica é essencial e talvez uma das mais difáceis de serem seguidas. Costumo dizer que nossos sonhos e desejos são ilimitados, mas nosso dinheiro, não! Não podemos comprar tudo o que queremos se quisermos ter saúde financeira. Eu sei, eu sei já para algumas de nós, isso é difácil, mas nada daquilo que nos propomos a fazer é impossé vel.

Pode até nos demandar um pouco mais de foré a de vontade no início, mas, como tudo na vida, nos adaptamos.

Uma dica legal é estabelecer as prioridades criando listas. Se vai ao supermercado, vé com lista. Se vai é uma liquidação, vé com lista. Ou seja, saiba o que comprar muito antes de sair de casa. Elabore uma lista com aquilo que precisa e relacione os itens por ordem de prioridade. E, claro, seja fiel é sua lista!

Seja disciplinada

Nenhuma das dicas anteriores funcionaré, se você não tiver disciplina para organizar as suas finanças . Seguir o planejamento traé ado é fundamental. Ter disciplina para fazer o que é necessério é essencial para que você alcance tranquilidade e sucesso em sua vida financeira.