5 Passos para você criar sua reserva de emergé ncia

5 Passos para você criar sua reserva de emergé ncia

20150813-dinheirama-reserva-de-emergenciaGuardar dinheiro para situações imprevistas e emergé ncias é algo fundamental dentro do conceito de educação financeira.é A vida nos dias de hoje é muito complexa e também arriscada para que você aposte que nunca precisaré disso.

Eu sempre costumo perguntar em palestras já Qual é a é nica certeza que você tem em relação é emergé ncias? já e a resposta vem em unós sono: já Que elas acontecem de tempos em tempos já . Em temos de já vacas magras já como o atual, o risco aumenta ainda mais com a possibilidade de perda do ou queda nas vendas do seu negé cio.

5 passos para você criar sua reserva de emergé ncia

Be, mé os é obra. Vou deixar alguns passos para você se organizar e criar sua reserva de emergé ncia o quanto antes.

Passo 1: Registre suas receitas e despesas

Faça a um controle bem detalhado, de pelo menos três meses, de todas as despesas da família. Faça a o mesmo com suas receitas liquidas (já descontados Imposto de Renda, dedué ões, contribuições e etc.).

Passo 2: Separe o importante do supé rfluo

Agora com uma é tima visibilidade da situação financeira familiar, re na a família e, juntos, faé am uma ané lise profunda, identificando os itens que poderé o ser cortados. Apenas tenha o cuidado de não realizar cortes demasiados ao ponto de agredir o estilo de vida da família.

Algo interessante a se fazer é listar em ordem crescente quais são os gastos priorité rios. Isso ajuda muito a separar o importante do supé rfluo. E caso tenha dívidas, verifique com a família se realmente é necessério manté -las.

Passo 3: Defina um valor mensal a ser poupado

Com algumas despesas cortadas e algum dinheiro sobrando por conta da priorização mais inteligente, já é possé vel come ar a poupar. Defina um valor fixo mensal a ser poupado ou um percentual da renda familiar para come ar a guardar. Ainda que este valor seja pequeno, é importante realizar este passo para que a rotina do investimento seja estabelecida.

Passo 4: Mantenha o dinheiro como uma prioridade

A cada 6 meses (ou um ano, dependendo do montante poupado), faé a uma nova avaliação da situação financeira da família para verificar como está o crescimento da reserva de emergé ncia e se já é possé vel considerar novos investimentos em outros objetivos e metas.

O ideal é que você acumule o equivalente a 10 meses de renda lé quida mensal em sua reserva de emergé ncia, e você pode construir a reserva em paralelo a outros investimentos.

Conclusão

O sucesso na criação da reserva de emergé ncia e, consequentemente, no hábito de investir está intimamente ligado é duas caracterásticas que, caso você não possua, precisaré desenvolver: disciplina e persistância.