Em 2013, a educação financeira passa a fazer parte do ensino nas escolas públicas e municipais que decidirem pela inclusão da disciplina em sua grade curricular.  A iniciativa faz parte da Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, desenvolvida pelo governo federal em parceria com órgãos reguladores, entidades do mercado e educadores e tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da cidadania, possibilitar maior eficiência e solidez do sistema financeiro nacional, além de aumentar a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores.

Dados do Target Group Index, do IBOPE Media, corroboram a necessidade que os brasileiros têm de maior orientação em assuntos relacionados à economia.

De acordo com o levantamento, nas principais capitais e regiões metropolitanas do país, 53% da população declara que gostaria de economizar dinheiro, mas acha difícil fazê-lo.

E apesar de 52% das pessoas se considerarem boas administradoras de sua própria renda, 36% revelam que não sabem nada sobre investimentos e finanças.

Entre a população, há ainda 25% de pessoas que afirmam ter uma tendência a gastar dinheiro sem pensar. Enquanto o percentual dos que leem as páginas sobre finanças nos jornais é de 19%.

Sobre a pesquisa
O Target Group Index é um estudo single source sobre o consumo de produtos, serviços e mídia, estilo de vida e características sociodemográficas, presente em 68 países.

Cobertura: regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste.

Universo Pesquisado: pessoas de ambos os sexos das classes AB, C e DE com idades entre 12 e 75 anos e, també, total de domicílios das regiões pesquisadas.

Representatividade: 49% da população brasileira entre 12 e 75 anos. 71 milhões de pessoas. Na análise domiciliar, representa aproximadamente 28 milhões de domicílios.

Compartilhe nas Redes Sociais:

Fonte: IBOPE


Leia também

Com dinheiro extra, idosos tamb m devem se planejar, diz educadora financeira

Contribuintes com mais de 60 anos tem prioridade no recebimento da restitui o do Imposto de Renda, que terá o 1é lote liberado no pré xima sexta-feira (16). Mas, com o dinheiro extra na mé o, ...

5 Dicas para Organizar Suas Finanças Pessoais em 2016

Em que momento da vida você come ou a cuidar das suas finanças ? Algumas vé o responder que desde pequenas aprenderam a administrar suas mesadas. Outras, nunca receberam mesada já umas poucas, se interessaram pelo assunto e ...

Para melhorar sua educação financeira, e preciso deixar de acreditar em alguns mantras

As pessoas geralmente sonham com uma carreira promissora para oferecer maior tranquilidade para seus filhos, aposentar-se be, entre outros motivos. Na prática, é possé vel buscar uma realização pessoal no trabalho do dia a dia, mas para isso é ...

3 Maneiras de Arruinar o Futuro de Seu Filho

 Educar os filhos não é uma ciência, nem tampouco uma daquelas atividades repletas apenas de prazer e alegria. Dá orgulho, mas dá trabalho, muito trabalho. Fórmulas, manuais, livros, opiniões, são muitas as fontes de informação capazes de oferecer aos pais ...

Finanças pessoais: como ter um bom controle dos recursos do casal

Manter um bom gerenciamento das Finané as do casal é algo muito importante e impacta diretamente a felicidade do relacionamento. Hé aqueles que conseguem manter uma boa independé ncia financeira entre si, definindo já quem paga o ...