6 dicas para curtir o carnaval 2019 sem entrar no vermelho
28/02/19

6 dicas para curtir o carnaval 2019 sem entrar no vermelho

Está chegando o carnaval. Nesta época, é comum haver um aumento dos gastos, seja curtindo com amigos em casa ou indo para festas e bloquinhos de rua. De qualquer forma, é importante ter um planejamento financeiro para poder se divertir bastante sem risco de cair nas armadilhas das contas negativas.

O primeiro passo para curtir o carnaval e não bagunçar a vida monetária é fazer uma análise das contas. De acordo com o educador financeiro Reinaldo Domingos, é preciso evitar loucuras de gastos. “Faça um diagnóstico financeiro, reveja as contas e se perceber que o orçamento está apertado, evite fazer loucuras para não se comprometer com dívidas nos próximos meses”, orientou.

Para quem gosta de curtir o carnaval viajando, a dica é optar por passeios gratuitos e promoções no local em que estiver. Para Rafael Rico, também educador financeiro, uma das melhores opções para quem está com o orçamento apertado são bloquinhos de rua. Segundo ele, por já estar “em cima da hora”, não vale mais a pena pensar fazer uma viagem carnavalesca. “Passagens aéreas ou de ônibus compradas em cima da hora sairão muito mais caras! Será mesmo que “o que vale é curtir o hoje como se não houvesse amanhã?”, aconselhou.

O auditor fiscal Marcos Gois, 41 anos, escolheu passar o carnaval na Suíça. O planejamento começou em janeiro e o destino estava sendo pensado já há algum tempo. “Tenho família lá e estarei de férias após o carnaval, então foi mais uma questão de adequar gastos com a viagem”, contou. Como planejamento financeiro, Marcos fez uma pesquisa prévia de passagens e conseguiu comprar tudo com milhas aéreas. No geral, ele considera que não houve muitos gastos com essa viagem. O único ponto mais preocupante será os presentes para a família. “O jeito vai ser comprar tudo e dividir no cartão”, comentou.

Para quem for curtir o carnaval na cidade em que mora, os educadores financeiros indicam bloquinhos de rua e, o mais importante, levar de casa o que for consumir. “Na folia, as comidas e bebidas costumam ser mais caras que o normal, principalmente as vendidas por ambulantes”, alertou.

Quem é mais caseiro e prefere não ir para a folia, mas não dispensa um bom restaurante ou gosta de fazer compras no shopping, precisa ficar ligado no preço do comércio. “Nesta época, os comerciantes aproveitam para aumentar o preço de suas mercadorias! Se isto for fazer uma grande diferença no seu planejamento financeiro, deixe para outra oportunidade”, disse Rafael. Uma dica é procurar passeios mais baratos e restaurantes mais em conta. “Compre em supermercado e faça um belo almoço para sua família! Tenho certeza que todos irão amar!”, indicou o educador.

Lembre-se, o pagamento do IPVA já chegou, as compras de material escolar foram caras e o IPTU está chegando. Se você ainda não se planejou, é melhor deixar a grande folia para o ano que vem. “As consequências do imediatismo e do consumo compulsivo podem ser desastrosas”, completou Rafael Rico.

Vejas as dicas!

1- Viagens

Quem quer viajar mas não se planejou deve pesquisar locais, preços, pacotes e condições de pagamento que se encaixem em seu orçamento. É claro que gastos extras existirão – por isso é válido levar cerca de 30% do valor total da viagem como reserva – mas com os valores em mente é mais difícil gastar além do planejado. Considere também as despesas pós-carnaval, como o cartão de crédito, caso vá usar durante a viagem.

2- Festas de rua

Em festas de rua, a tendência é gastar apenas com o que for consumir e com fantasia ou abadá. Para quem é frequentador assíduo – que vai antes, durante e até depois do carnaval – é importante conhecer seus números e saber o quanto pode gastar para não ter surpresas após as festas.

 3- Fantasias

Se for pular o carnaval fantasiado, considere reformar a fantasia do ano passado ou pegar emprestado com um amigo. Se gostar de explorar a criatividade e colocar a mão na massa, projete e produza a sua nova fantasia. Há muitas ideias criativas em tutoriais na internet. Aluguéis costumam ser mais caros e conforme o carnaval vai se aproximando, os preços sobem consideravelmente.

 4 – Bebidas e alimentos

É preciso se atentar aos excessos, inclusive o de alimentos e bebidas alcoólicas. Afinal, exagerar nesses quesitos não fará bem nem para sua saúde física nem para a financeira. Ao comprar, procure valores promocionais em atacados, pois tende a ser mais barato e saudável levar cooler com bebidas e petiscos do que comprar de vendedores ambulantes.

 5 – Inadimplente: cuidado dobrado

Caso esteja com contas acumuladas, evite contrair novas dívidas. Procure economizar para que o momento de descontração e alegria não se torne motivo de preocupação. Não desanime, faça algo mais simples este ano e se planeje para sair dessa situação com educação financeira.

 6 – Hora de curtir

Caso tenha poupado dinheiro e planejado seu carnaval com antecedência, parabéns! Agora resta curtir, evitando ultrapassar o valor. Se separou uma verba para todo o feriado, pode ser interessante dividir pelo número de dias e saber quanto gastar por dia. Boa folia!

Fonte: Correio Braziliense