6 dicas para falar sobre a crise financeira com as crian as
14/10/15

6 dicas para falar sobre a crise financeira com as crian as

737e0a1fe1473448fce52c65ba3dc8e7 (1)Os pais podem achar que falar sobre a crise financeira com crianças é perda de tempo, mas o educador e terapeuta financeiro Reinaldo Domingos defende que a partir dos 3 anos elas já conseguemé entender que é preciso economizar.

Segundo o especialista, a crise é um momento é nico e propé cio para reconstruir os hábitos dos filhos e diz que até conceitos mais complexos, como o de juros, podem ser ensinados para os maiores de 7 anos.

Veja as dicas do educador financeiro para abordar o temaé com as crianças e ensiné -las a conter gastos:

1. Inclua os filhos nas discussõesé familiares

A crianças deve participar das conversasé em que planejamento financeiro da família é discutido. As novas escolhas e prioridades tem de ser informadas aos filhos.

2. Aborde o tema com exemplos lé dicos

Apostar no lé dico é a melhor saé da. Na hora de come ar a conversaré sobre o assunto com aé criança, o especialistaé sugere artifé cios como histé rias em quadrinhos e livros infantis em que a situação de crise financeira é retratada de alguma forma.

3. Pe a que a criança desenhe seus sonhos materiais

Outra sugestão lé dica é pedir para que as criançasé retratarem seus sonhosé -é que podem incluir coisas materiaisé -é em desenho, para depois seguir para os passos seguintes.

4. Ensine a reconstruir hábitos

Algumas trocas tem de ser feitas”, explica Reinaldo. Mostre é criança que é gua, eletricidade e até doces valem dinheiro e ensine como economizar reconstruindo hábitos, como apagaré a luz do cé modo que não está sendo usado e fechar a torneira ao escovar os dentes.

é necessério provar para a criança que aé economia vale a pena. Depois de algumé tempo mantendo os novos hábitos, dé aé ela algo que queira bastante, como por exemplo algum brinquedo que tenha sido desenhado anteriormente

5. Engorde o cofrinho junto com a criança

Ensine seu filho a juntar moedas no cofrinho e depois, na companhia dele, vé at uma loja com o dinheiro poupado e compre algo que ele queira.

O educador financeiro explica que o dinheiro no cofre é simbé lico e, portanto, não é necessério comprar algo do exato valor que foi poupado. As moedas podem servir como parte do pagamento.

já A criança come a a entender que economizar está enchendo o cofrinho e pode contribuir para a realização dos sonhos dela.

6. Converse numa boa sobre a situação
“Nada de fazer terrorismo”, defende Reinaldo. Ele acredita nas conversas amigé veis e sinceras para explicar a crise para as crianças.