6 dicas sobre como fazer sobrar dinheiro

6 dicas sobre como fazer sobrar dinheiro

Cute young black female doing finances

Chegar no fim do mês com as contas em dia é o sonho de milhares de brasileiros. Ainda que seja uma tarefa difácil, é possé vel pagar as contas e ainda sobrar dinheiro. Para isso, será preciso adotar algumas estraté gias inteligentes e seguir um planejamento para que você consiga atingir seus objetivos financeiros.

Existem algumas armadilhas que, muitas vezes disfaráadas, acabam comprometendo o nosso planejamentomensal. Seja compras no crédito, uma promo é o imperdé vel oué os juros altos, sempre aparece alguma coisa nova para se pagar quando não hé uma organização.

Para fugir disso, trouxemos no artigo de hoje 6 dicas para que você possa economizar e passar o mês sem cair no vermelho. Confira a seguir!

1. Faça a um planejamento financeiro

Coloque todas as contas no papelé e identifique quais são as contas fixas (que você deveré pagar mensalmente) e quais são os custos varié veis que você tem não mês. é importante colocar no papel, també, compras parceladas e os gastos previstos para ter nesse peré odo.

Assim, você poderé seguir o planejamento sempre visando gastar apenas com o que for necessério e indispensé vel para sua vida.

2. Tenha controle pessoal

é preciso ter disciplina para não ceder é tentações que nos bombardeiam todos os dias. Gastos em shoppings devem ser analisados minuciosamente, assim como compras em lojas virtuais.

Promo ões e descontos podem ser é timos motivos para você comprar um ite, ainda mais se você estiver precisando. Mas é necessério sempre levar em conta o seu planejamento financeiro para não criar mais dívidas.

3. Negocie suas dívidas

O terceiro passo para fazer sobrar dinheiro é identificar quais são as dívidas negocié veis dentro do seu planejamentoe partir para o acordo.é A ideia é quité -las o quanto antes. Ligue para as empresas e converse com os respectivos responsé veis, veja quais são as condié ões para você parcelar suas dívidas. Enquanto isso, é extremamente importante não realizar mais dívidas até que as atuais estejam devidamente quitadas.

4. Prefira comprar é vista (e dé um descanso para o cartão de crédito)

Evite as compras a longo prazo, com extensas parcelas. Isso sé estenderé a sua dé vida, comprometendo o seu planejamentomensal. O pagamento é vista é um mé todo eficaz para não se acumular mais contas em um futuro não tão distante assim. E você ainda pode conseguir um bom desconto pagando é vista!

5. Mude alguns hábitos do dia a dia

Você costuma comer fora todo o dia? Já pensou em passar a cozinhar em casa e levar uma marmita para o trabalho? Ou reduzir o número de saé das no fim de semana? Pequenas mudançasé como essasé traré o uma economia consideré velé no fim do mês. Experimente!

6. Guarde uma pequena parte do seu salário

Assim que você receber o seu pagamento, separe uma parte (você pode seguir a regra 50-15-35) e invista. Encare esse hábito como uma dé vida que você deveré pagar antes de todas as contas. Esse hábito é essencial para a constru o de sua independé ncia financeira.