6 ideias para economizar nas compras do material escolar

6 ideias para economizar nas compras do material escolar

shutterstock_301637681-min-625x340Quem tem filhos costuma sentir um peso maior no bolso todo mês de janeiro. é que, além das obrigações com as contas que chegam no come o do ano, tem ainda os gastos com escola: rematré cula, uniformes e a temida lista de material escolar. Mas para quem se planeja e pesquisa, a tal lista deixa de ser assustadora para ser siné nimo de economia.

Não se pode esquecer que, apesar do ano ser novo, os efeitos da crise ainda são os mesmos e, em 2016, o planejamento deve ser ainda mais cuidadoso. De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e Escrité rio (Abfiae), os pre os dos artigos escolares estão até 35% mais altos neste mês de janeiro em relação ao mesmo período de 2015.

O aumento não precisa significar desfalque brusco no seu oré amento ou menos qualidade no material do seu filho. Separamos algumas estraté gias que podem ajudar na economizar na hora das compras.

1. Compre somente o necessério

Se atente é lista de materiais fornecida pela escola para não gastar mais do que deveria. Na hora das compras, aten o para a qualidade do produto além da aparé ncia e também para não cair no apelo das ofertas de produtos que seu filho não precisaria usar em sala de aula. Analise bem a lista e questione a escola se considerar que os pedidos estão abusivos.

2. Reaproveite o material do ano passado

Desde uma mochila em boas condié ões a uma ré gua pouco utilizada já Procure no material utilizado pelo seu filho no ano passado que pode ser reaproveitado no novo ciclo. Não se esque a de riscar da lista o que já tiver em casa.

3. Compare pre os e fuja das variações

Já está mais que comprovado que fazer uma comparação de pre os antes de comprar em supermercados pode garantir economia. Mas você sabia que o mesmo funcionaré na hora de escolher materiais escolares?

Somente na cidade de Sé o Paulo, o Procon indicou variação de até 420% no valor dos itens da lista escolar em diferentes estabelecimentos. O é rgé o avaliou a precificação de 243 produtos em 10 papelarias diferentes na capital, entre os dias 14 e 16 de dezembro. Em comparação é pesquisa do ano passado, houve um aumento médio de 6,02% nos valores.