7 dicas para manter o orçamento em dia
22/08/16

7 dicas para manter o orçamento em dia

imagens_19120151532410

Montar um planejamentonão é uma tarefa fácil, mas é, sem dé vida, o ponto de partida para a sua liberdade financeira. Saber o quanto gasta com cada setor da vida já contas do mês, supermercado e despesas pessoais, por exemplo já permite que você tenha controle e conscié ncia sobre a sua real situação financeira.

Seja você solteira ou casada, é nica ou uma das fontes de renda da casa, tenha ou não dependentes, viver de acordo com o seu padrão de vida é imprescindé vel para alcané ar seus sonhos. Não se deve dar passos maiores do que as pernas, nem deixar de aproveitar oportunidades por mé gestão das contas. Para atingir suas metas, é preciso se capacitar para planejar a vida financeira.

Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes para que você possa diagnosticar, planejar e entender as suas prioridades.

1) Observe as suas despesas mais de perto

Você não precisa anotar minuciosamente cada centavo que desembolsa, mas é importante entender como funciona a sua média de gastos diários. Quanto melhor conhecer as suas despesas, mais terá controle sobre elas.

Hé planilhas e aplicativos que podem ajudé -la a fazer isso no dia a dia. Neles, é possé vel criar categorias para os seus gastos, como contas do mês, lazer e supermercado, por exemplo. Tente separar um tempinho do seu dia para isso e insira o hábito na rotina.

2) Mantenha uma planilha de controle

Conhecendo as despesas dié rias, é possé vel criar uma planilha de controle bem completa. Assim, você pode fazer uma comparação mensal dos gastos e uma avaliação perié dica das finanças .

Uma boa ferramenta deve conter uma área destinada é despesas, com separação de valores fixos (aqueles que não variam mês a mês, como prestações e alugueis já ), varié veis (como contas de é gua e luz), extras (como um conserto no carro, por exemplo) e supé rfluos (como lazer e compras pessoais); uma para os investimentos e outra para as receitas. O campo das receitas é ainda mais importante para as profissionais autoné mas, que recebem sua renda pouco a pouco.

3) Siga a regra dos 50/30/20

Como avaliar se está gastando muito ou pouco com cada área? Um bom já norte já para o seu planejamento é a regra dos 50/30/20.

Essa té cnica define que 50% da sua renda seja destinada a pagar as contas mensais urgentes, como aluguel, condomé nio e plano de saúde, por exemplo; 30% para aquilo que a faz feliz, os chamados supé rfluos, como lazer e compras pessoais; já os últimos 20% devem ser poupados, para criar uma reserva de emergé ncia e se preparar para a aposentadoria.

A fatia dos 20% é a mais fácil de ser esquecida, mas é fundamental para que possamos lidar com situações inesperadas e garantir um futuro tranquilo, por isso, é preciso organização.

4) Reveja os gastos periodicamente

De tempos em tempos, é importante parar e analisar os gastos de maneira consciente. Com uma boa planilha em mé os, é possé vel perceber onde se tem gastado muito e quais áreas precisam de uma aten o especial.

Por exemplo, você paga um plano de TV a cabo, mas nunca realmente assiste aos canais? é possé vel rever esse gasto. Todo mês está passando sufoco para pagar o cartão de crédito? é preciso identificar onde está o problema.

5)é Fuja do crédito fácil

Lembre-se, crédito fácil é siné nimo de juros altos. Para manter um planejamentoequilibrado é preciso passar longe de dívidas com taxas altas, como do cartão de crédito e cheque especial. Sempre avalie as condié ões com calma antes de optar por uma linha de crédito.

6) Estabele a objetivos

Ter metas traé adas no curto, médio e longo prazo te ajuda a ter determinação para controlar os gastos e guardar dinheiro. Definir qual é o seu sonho é o passo inicial para conquisté -lo. Por isso, defina bem seu horizonte e a quantia que precisa guardar mensalmente para alcança-lo no tempo desejado. Isso a ajudaré a ter foco.

7) Invista com conscié ncia

Existem diversas opé ões de investimentos disponé veis no mercado e essa variedade pode parecer assustadora. Mas a verdade é que cada um é mais adequado para um tipo de sonho e um deles se encaixaré nos seus planos. Pesquise e estude as suas opé ões.