20160113-dinheirama-casal-financas

O conhecimento financeiro deveria ser algo que todo mundo tinha que aprender no colégio. Muitas vezes uma pessoa está afogada em dívidas simplesmente por não saber como organizar suas finanças.

No momento de crise que estamos vivendo é essencial saber como economizar e utilizar sabiamente seu dinheiro. Por isso reunimos os 8 conselhos de consultores financeiros que irão te ajudar a projetar o seu futuro financeiro.

  1. Inverta a maneira de pensar no seu dinheiro

Muitas pessoas costumam receber o salário, pagar as contas, gastar e só então com o que restar é que irão guardar para planejamentos financeiros. Sendo que o certo seria primeiro guardar a quantia destinada aos futuros objetivos, pagar as contas e só então gastar com o consumo.

Os consultores destacam que o importante não é guardar muito, não estamos falando de reservar R$1000,00, comece guardando quantias pequenas, como R$50,00. Mas sem arredar o pé, quando as finanças estiverem mais folgadas, guarde mais dinheiro.

  1. Visualize onde você quer chegar

Os consultores sugerem para iniciar com um plano de metas para 5 anos e dentro desse prazo maior, criar pequenos objetivos realizáveis. Por exemplo, economizar dinheiro para dar entrada na compra de um imóvel seria o plano a longo prazo, então o que você faria diariamente para atingir esse objetivo?

“Ter um objetivo em mente nos ajuda a guardar”, afirma David Blaylock. “Seja esse objetivo uma a poupança de emergência, ou a poupança para uma viagem, ou poupar para a faculdade, não importa”.

  1. Crie seus próprios desafios mentais

Limite o almoço fora de casa a uma ou duas vezes por semana, ou estabeleça um limite para gastar com cosméticos. Crie um desafio que te forçará a repensar os seus gastos desnecessários.

Se você começar a reparar, existem várias situações no seu dia que você pode escolher gastar menos dinheiro.

  1. Viva como um milionário no anonimato

A verdade é que a maior parte das pessoas ricas prefere não parecer tão rica. Os milionários não possuem o costume de esbanjar o dinheiro pois eles mais economizam do que gastam.

Um consultor financeiro, por exemplo, possui um negócio de carros usados com sua mulher onde eles chegam faturar a mais do que U$500.000,00 por ano. No entanto, eles estabeleceram um limite de se gastar, no máximo, 2,5 mil por mês. Dessa forma, eles poderão economizar mais dinheiro e se aposentar mais cedo.

  1. Organize sua aposentadoria desde já

Não podemos confiar nas reformas na previdência no nosso país e, com o andar da carruagem, as coisas só tendem a complicar. Portanto, pode parecer ilógico começar a guardar com seus 20 / 30 anos mas quanto antes você começar, mais tranquila será sua condição no futuro.

Quanto mais tempo o seu dinheiro render, maior será a quantia que você terá à sua disposição no fim da sua vida. Lembre-se disso.

  1. Saiba o que entra e o que sai da sua conta

Como ter uma noção da sua estabilidade financeira se você não tem ideia o quanto sai e o quanto entra na sua conta a cada mês? Assim, você nem saberá o quanto pode destinar para o investimento.

Antes de dar qualquer passo, você precisa conhecer os seus gastos, só assim você poderá controlá-los.

  1. Quite todas as suas dívidas

Todo mundo já deve ter lidado com alguma dívida em algum momento da sua vida. Porém, enquanto financiamento estudantil e de moradia podem fazer sentido, dívidas de cartão de crédito além de terem altíssimos juros, são passíveis de serem controladas antes mesmo de acontecerem.

Encerrar todas as dívidas deve ser a sua prioridade número um. Ao mesmo tempo que criar uma reserva para emergências também é algo importante. Renegocie sua dívida, estabeleça um valor mensal e continue guardando para o futuro.

  1. Aumente o seu ganho

No fim das contas, tudo trata-se de uma conta matemática. Não adianta só gastar menos, em algum momento você precisa ganhar mais se quer pensar grande. Você pode considerar conseguir um trabalho aos finais de semanas para incrementar a renda, visando sempre o objetivo maior que você estabeleceu na sua cabeça.

Compartilhe nas Redes Sociais:

Fonte: Administradores


Leia também

Jogar dinheiro fora: 6 mitos sobre finanças pessoais

Ter vários cartões de crédito, manter o dinheiro separado de seu cônjuge, alugar uma casa, gastar sem ter um orçamento bem definido. Não é preciso pensar muito, todo mundo fala: são essas as atitudes que levam ao desequilíbrio das finanças, ...

Medidas simples para você economizar dinheiro na próxima vez que for à farmácia

Em 2017, os remédios ficaram, em média, 4,76% mais caros. Este aumento, aliado à atual crise econômica que afeta o bolso da grande maioria dos brasileiros, faz com que os consumidores procurem mais alternativas para economizar. E na hora de ...

O Mesmo Dinheiro que Liberta é o que Sufoca

 Sem perceber, acabamos vivendo em função do dinheiro ou da falta dele. E pior: achando que é normal pensar dessa forma!  Viver preocupado, reclamar de tudo, não cuidar das finanças, comprar para compensar os descontentamentos são alguns comportamentos de risco ...

Nova taxa de juros deixa cartão e cheque especial mais caros

Na tentativa de conter a inflação, o governo aumentou na quarta-feira (9) a taxa básica de juros (Selic) de 9% para 9,5%. Porém, mesmo evitando o aumento geral de preços, outros “vilões” irão pesar no bolso do consumidor: os juros ...

Previdência complementar: garantia de uma aposentadoria mais tranquila

A previdência complementar é um recurso que, a cada dia, está sendo mais utilizado para a conquista de um futuro mais estável. Mesmo diante disso, a cultura de poupar ainda não está tão presente na rotina da maioria dos brasileiros, ...