9 dicas para quem vai fazer as compras de Natal de última hora

9 dicas para quem vai fazer as compras de Natal de última hora

Com o 13º salário no bolso e a sensação de estar cheio da grana, é muito fácil cair no descontrole financeiro no fim do ano e começar 2019 já endividado.

Para que isso não aconteça, é preciso se programar para fazer o máximo possível de compras à visa, estar atento aos gastos com cartão de crédito e principalmente se lembrar que janeiro tem vários compromissos financeiros, como cobrança de IPTU, IPVA, férias, compra de material escolar, uniforme… e as próprias parcelas do Natal.

Veja as dicas do educador financeiro Reinaldo Domingos, da escola de educação financeira DSOP, e também do planejador financeiro Rogério Nakata, da Economia Comportamental antes de sair às compras neste fim de semana:

Como economizar na ceia de Natal

Faça os pratos de acordo com o número de pessoas que vão comer

1) Verifique o número de pessoas que vão comer e faça a ceia de modo a evitar sobra e desperdício.

2) Não deixe para ir ao mercado de última hora, pois com certeza vai pagar mais caro

3) Se for comprar em grandes quantidades, prefira os mercados atacadistas e aproveite as promoções.

4) Troque alimentos e bebidas caros e importados por itens nacionais e com preço mais acessível.

5) Evite parcelar as compras de alimentos perecíveis no cartão de crédito, para que as dívidas não se acumulem já em janeiro.

Como economizar na compra dos presentes

6) Faça uma lista com os nomes de quem vai presentear e o quanto pretende gastar, para não correr o risco de extrapolar na hora das compras. Seja rigoroso e respeite o valor estabelecido para as compras;

7) Pesquise preços em pelo menos três lugares diferentes antes de ir às compras. Utilize a internet como fonte de pesquisa;

8) Evite demonstrar entusiasmo demais ao identificar algo que lhe interessou muito; fica mais difícil conseguir um desconto do vendedor;

9) Lembre-se que após o Natal é comum haver liquidações e promoções. Se puder deixar algo ara presentar neste período, vai encontrar preços melhores.

Fonte: R7