A Conta Que Não Para de Subir

A Conta Que Não Para de Subir

Desconto-dado-usuarios-contas-atrasadas_ACRIMA20101028_0056_13Recentemente as concessioné rias fornecedoras de energia elé trica come aram a repassar os reajustes aos brasileiros. Não teve o cidadão que, já indignado com o valor de sua conta, não tenha levado um susto maior ainda.

Buscando os reais motivos, seja eles de ordem natural (falta de é gua nos reservaté rios) ou fiscal, o fato é que sobra para o usué rio pagar o aumento.

Nessas horas, todos precisam usar os recursos possé veis para economizar a energia tão preciosa, envolvendo todas as pessoas no trabalho e em casa.

Abaixo estão relacionadas algumas dicas, para controlar o consumo:

Que o ar condicionado é o grande já vilé o da histé ria já a maioria já sabe. Usé -lo com sabedoria é a questão . Ele foi instalado na sombra? Tem uma boa vazé o de ar? O modelo é econé mico? As portas e janelas são mantidas fechadas enquanto está ligado? O seu termostato está longe de fontes de calor que possam já engané -lo já acusando uma temperatura maior do que de fato está ? Dicas como estas, podem reduzir em até 30% do consumo. Já pensou em instalar um ventilador de teto que é bem mais econé mico? Em é poca de crise, vale a pena buscar alternativas diferentes.

Troque lé mpadas incandescentes pelas fluorescentes e se possé vel veja as opé ões de lé mpadas de led e laser, que são bem mais duré veis e economicas. Aproveite a iluminação natural durante o dia deixando cortinas e persianas abertas. As mantenha fechadas apenas nas horas de maior calor.

Tire todos os aparelhos eletrônicos da tomada, em casa e ao final do expediente. Mesmo em stand by (micro-ondas, televisores, notebook, carregadores sem uso, etc.) eles consomem 12 a 15% de energia por mês. A geladeira fica fora da lista, mas se o freezer está sendo pouco utilizado, se organize de maneira que possa ser desligado.

Deixe acumular roupas para lavar. A máquina gasta a mesma energia tanto para poucas como para muitas. Para passé -las use o ferro de uma sé vez evitando o liga-desliga.

Os banhos, para serem satisfaté rios devem durar entre 5 a 10 minutos. Use um timer para marcar o tempo e comprove essa verdade. Evite o horé rio de pico: das 18h é 21h.

Hé uma frase que diz que as é nicas coisas que devem permanecer ligadas são as boas ideias. Pesquise outras dicas e coloque-as em prática. A maioria delas não compromete sua qualidade de vida, apenas mudam o estilo dela. é apenas uma questão de adaptação e esforé o. Isso traré economia de energia e consequentemente, dinheiro e isso si, é uma é tima ideia.

Fique por dentro de mais textos, noté cias e dicas como essa, além de vé deos educativos, acesse: www.aescolhacerta.com.br.