A falta de Educação Financeira

 As pessoas precisam se conscientizar que a falta de um planejamento financeiro pode ocasionar graves problemas na vida de um indivíduo e sua família, assim como da própria sociedade. É fundamental que ocorra a utilização apropriada dos recursos financeiros familiares.

 
O dinheiro faz parte da vida, não adianta negarmos! Por isso, precisamos saber como adquiri-lo e se portar diante dele. Isso quer dizer, precisamos adquiri-lo de forma ética e honesta e não cairmos nas tentações do consumismo desenfreado.
 
Além disso, as famílias  precisam saber que através de um planejamento financeiro é possível melhorar consideravelmente a qualidade de vida de todos.
Melhorar a qualidade de vida da família, provavelmente, é o desejo de todos!
 
Por isso, precisamos tomar decisões de forma consciente, planejando o futuro. Atitudes conscientes contribuirão de maneira significativa para o bem-estar e liberdade financeira de sua família.
 
O consumismo e a falta de um planejamento financeiro podem causar diversas adversidades na vida de uma família. Mas de quem é a culpa quando uma família percebe que está numa situação financeira desfavorável?
 
Atualmente assuntos relacionados a finanças têm sido mais comentados. Frequentemente especialistas estão dando dicas, falando do assunto em telejornais e programas de televisão. Mas nem sempre foi assim…
 
Por isso, essas informações estão chegando um pouco tarde para muitos adultos, que já se encontram endividados, atolados em carnês e prestações.
 
Quando eram jovens, provavelmente não contaram com a ajuda de ninguém que os ensinasse a fazer a gestão de seus recursos financeiros. Dessa forma, tornaram-se adultos irresponsáveis diante de suas finanças, dominados pelo consumismo. Muitos se tornaram compradores compulsivos.
 
Não podemos passar a vida aprendendo através de tentativas e erros, pois as marcas deixadas pela administração errônea do dinheiro, poderão ser duradouras.
 
Diante disso, mais uma vez destaco o papel fundamental da Educação Financeira na vida das pessoas, desde a infância.
 
É muito importante que os filhos não repitam os erros dos seus pais. Por isso, a importância fundamental na Educação Financeira desde a infância.
 
Apesar de ser um tema de relevância para a sociedade, a Educação Financeira ainda não recebeu o destaque necessário, tanto no currículo escolar, como nas discussões familiares.