11/03/13

A importância da autogestão financeira

A Educação Financeira favorece o controle das finanças pessoais e o planejamento para uma vida melhor. Todos nós fomos educados para viver em sociedade, seja no nosso lar, na escola, no ambiente de trabalho. Todos nós, em menor, ou maior grau recebemos uma educação formal na escola que nos ajuda na compreensão do mundo. Poré, nem sempre essa formação cultural e profissional que tivemos englobou a educação financeira.

No entanto, a discussão sobre a importância do dinheiro e de sua administração é fundamental para que possamos planejar melhor nossas vidas. Grande parte das dificuldades financeiras  na vida pessoal poderia ser evitada com o acesso a informações que nos auxiliassem a conviver melhor com os problemas do consumo e da poupança.
A autogestão financeira é importante para que:
·         vivamos com menos preocupações geradas pela falta de reservas financeiras;
·         tenhamos maior autonomia em nossas decisões;
·         possamos planejar o nosso futuro e o de nossos filhos;
·         estejamos tranquilos para curtir a realização de nossos sonhos.
Ou seja, é importante para que possamos manter nossas vidas em equilíbrio.
As pessoas trabalham em troca de um salário, isso é óbvio. Também é óbvio que muitas, ou a maioria das pessoas acreditam que a sua remuneração está aquém daquilo que gostariam de ganhar. Afinal, quantas vezes o dinheiro acabou e o mês continuou? A sua família já vivenciou essa situação? Possivelmente, a sua resposta foi positiva.
Poré, o segredo da vida financeira saudável não está necessariamente relacionado ao fato de se ganhar mais, mas em viver em conformidade com o potencial econômico que se tem e ainda conseguir poupar. Quem não sabe administrar a vida financeira com R$1 mil não vai saber administrá-la com R$ 100 mil.