28/08/13

A importância da Educação Financeira

Gratificação adiada é um dos aspectos mais importantes para ser desenvolvido no seu QI financeiro. Tome isso como um exemplo hipotético.

Você pagaria por um litro de leite ou por uma vaca? Se você comprar o leite, este será consumido e nada mais. Você sempre terá que comprar leite mais de uma vez. Mesmo que o leite custe menos do que uma vaca, no longo prazo, você irá comprar e comprar leite até que a soma iguale e ultrapasse o valor de uma vaca.

Agora, se uma vaca custasse 50 vezes mais do que um litro de leite, você pode pagar pela vaca fazendo um esforço bem maior, mas depois de consumir 50 litros no valor do leite da vaca, você recuperaria o seu investimento e economizaria mais dinheiro no futuro. A vaca pode ainda gerar bezerros e você poderia vendê-los para ter lucro!

Entendeu então a simples ideia? Todo mundo é capaz de criar riqueza. Quando você arranja um carro velho e faz uma revisão geral, pinta-o com uma nova camada de tinta e altera algumas partes para fazê-lo andar novamente, você poderia então vendê-lo por uma quantia superior ao que foi gasto na aquisição e na reforma. Você teria gerado riqueza no processo!

É o mesmo princípio usado por chefs de cozinha, programadores e artesãos. A soma do todo é maior que as partes. Todos nós somos capazes de criar riqueza, mesmo a partir daquilo que, aparentemente, não tem valor nenhum. O valor de qualquer coisa é definido pela oferta e demanda.

Você não precisa ser um especialista em economia para entender isso. O dinheiro é apenas uma ideia. Lembra-se do exemplo da ilha deserta que falei no post O Que é Dinheiro? A verdadeira medida de dinheiro não são os centavos ou os reais que ele representa.

Se você desenvolveu um produto que as pessoas quere, elas iriam pagar bem pela aquisição? Você aplicaria as suas habilidades a criar bons ativos?

Invista em ativos que trazem valor a longo prazo. Qualquer coisa que lhe traga mais rendimento é um ativo. Por outro lado, não invista muito em passivos, como por exemplo, carros.

Mesmo as casas não são consideradas ativos até que estejam totalmente liquidadas (Se você perder seu emprego amanhã e não poder pagar a sua casa, a sua casa é um ativo ou passivo?)

Você está disposto a sair da sua zona de conforto e pagar o preço para aumentar o seu QI financeiro ou ignorar os sinais dos tempos e esperar que o seu patrão, o governo e o banco cuidem de você financeiramente para o resto de sua vida, vivendo abaixo do que você espera e nunca correr riscos para melhorar o seu futuro e o da sua família?

Portanto, procure ler e aprender tudo o que possível para aumentar sua riqueza financeira intelectual. Há bons livros no mercado, muitos que podem provocar mudanças radicais no seu modo de viver e de pensar sobre o dinheiro e, principalmente, sobre o que é riqueza. Falaremos mais detalhadamente sobre isso em um novo post mais à frente.