A importância de poupar

A importância de poupar

mbf_banner_noticias_141

Qual a relação dos 5 reais entregue a uma criança para gastar e as dificuldades de guardar dinheiro de um adulto? Segundo Reinaldo Domingos, autor do livro Terapia Financeira, é tudo! Afinal, este é um modelo de como gastar todo o dinheiro, ficar sem nenhuma reserva e endividar-se.

Mesmo bem intencionado, quando se dé algum dinheiro para uma criança e não a orienta a guardar para futuras necessidades, que com certeza viré o, pode-se estar colaborando para a formação, no futuro, de um adulto endividado. é raro o pai ou mé e que orienta seu filho a poupar desde pequeno.

No exemplo utilizado neste artigo, se os pais orientarem seus filhos a guardarem R$ 0,50 daqueles 5 reais estão ajudando a criança a se tornar um adulto capaz de viver um degrau abaixo do que a renda lhe ofereceré . Isto tende a gerar adultos mais conscientes e com inteligé ncia financeira agué ada. Segundo especialistas como Reinaldo Domingos, isto é possé vel independentemente de quanto o indivé duo venha a ganhar no futuro, seja este meio salário mínimo ou milhões de reais.

Neste ponto, Domingos orienta que o dinheiro deve ser poupado sempre tendo em vista sonhos, 3 deles no mínimo, enfatiza ele. O primeiro deles é para realizações no próximo ano, como uma viagem com a família. O segundo é para ser realizado nos próximos 5 anos, como a troca do carro ou reforma da casa.é E, o terceiro sonho é para mais de 10 anos, como a compra da casa próprio e aposentadoria. Tendo sonhos em mente, aquilo que pareceria sacrifé cio inicialmente pode se tornar algo instigante, desafiador e prazeroso.

Domingos é um defensor da educação financeira nas escolas e empresas, criou a primeira pé s-graduação em educação financeira no país. Reinaldo Domingos dissemina o mé todo que vem transformando milhares de endividadas em investidores. Trata-se do DSOP, o modelo mental para (D)iagnosticar, (S)onhar, (O)ré ar e (P)oupar.

No Diagnostico deve-se conhecer a fundo de onde vem e para onde vai o dinheiro, este pode ser um esforé o feito constantemente com anotações em cadernos ou aplicativos de celular/computador. Sonhar é o momento que se cria sentido para os esforé os, a exemplo dos 3 né veis de sonhos citados anteriormente. Oré ar permite acompanhar de perto os gastos e manté -los dentro do planejado e, por fi, poupar sempre! Não importa se é na poupané a ou em algum fundo, o importante é ter reservas. E, apesar do Poupar estar no final dos itens deste mé todo, a orientação é priorizar o investimento nas economias, antes de qualquer outro gasto.

Poupar é essencial, mas, mais importante ainda é saber porque poupar.