Aposentadoria: 5 motivos para poupar mesmo se a Reforma da Previdência não passar

Aposentadoria: 5 motivos para poupar mesmo se a Reforma da Previdência não passar

imagem-ilustrativa-para-aposentadoria-velhice-1314968553440_956x500

A semana come ou com protestos contra a reforma da Previdência em todo o País. Independente da aprovação, é importante que o brasileiro guarde dinheiro para garantir uma aposentadoria tranquila. Veja 5 motivos para poupar:

1- O salário do INSS é muito importante para os brasileiros e um direito do trabalhador. Entretanto, o valor não é suficiente para manter o padrão e a qualidade de vida. Em consequé ncia, mais de um teráo, 33,9% dos aposentados brasileiros, continuam trabalhando para complementar a renda, segundo pesquisa do SPC Brasil e da CNDL.

2- Seré que para viver dignamente você precisaré da ajuda de parentes ou de outras pessoas? Infelizmente, isso acontece com milhões de brasileiros. é importante ter conscié ncia que mesmo tendo trabalhado a vida toda com carteira assinada, contribuindo para o INSS, a quantia recebida dificilmente será suficiente.

3- Ao que tudo indica, os trabalhadores se aposentaré o cada vez mais tarde, por conta do crescimento da expectativa de vida do brasileiro. Para deixar de trabalhar no momento que quiser já ou passar a trabalhar apenas por prazer já é preciso poupar parte da renda durante o período produtivo.

4- Quanto antes come ar a pensar em seu futuro, poderé poupar quantias menores e se beneficiar dos rendimentos ao longo dos anos. Hé diversos investimentos adequados para a aposentadoria, como Previdência Privada e Tesouro Direto. Vale a pena conhecer um pouco mais a respeito.

5- Poucas pessoas tem o hábito de pensar no longo prazo (acima de dez anos), com receio de que o objetivo não seja atingido. Mas é possé vel conquistar a renda que garanta o padrão de vida desejado.