11/09/15

Aposentadoria ainda e tema de pouca preocup é o para os brasileiros

sem-titulo-4Muitos é brasileiros não planejam sua aposentadoria e a falta de educação financeira e de informação é um dos principais motivos apontados por quem entende do assunto. Uma pesquisa do SPC Brasil constatou que 57% dos brasileiros não se preocupam com a aposentadoria, sendo que 17% desses pretendem depender apenas do INSS.

Para a educadora financeira da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), de Manaus, Vera Lá cia Salgado de Oliveira da DStop, os dados mostram o quanto é as pessoas precisam se educar financeiramente.

já Hoje, as pessoas não estão se preocupando com a aposentadoria, se acomodam. Costumo dizer que o INSS (Isso Nunca Seré Suficiente) é um valor pequeno, cai muito. Por isso, é necessério pagar uma previdência privada disse, ao brincar com a sigla do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para Vera Oliveira, o ideal é fazer uma previdência privada o quanto antes.

Foi pensando no futuro que a pedagoga Ivana Valé ria Aranão fez uma previdência privada, apesar de estar aposentada pelo INSS.

já Como ainda estou trabalhando, o INSS sé está complementando a minha renda. Depois que parar de trabalhar, vou ter a previdência privada e o INSS e quero ter um dinheiro a mais para poder viajar, enfi, ter mais qualidade de vida disse, afirmando que come ou a pagar tarde, com 40 anos, mas quando chegar aos 60, poderé sacar tudo ou receber mensalmente.

A pedagoga também fez uma previdência privada para suas duas filhas, uma de 14 anos é e outra de 19. já Atualmente, pago os estudos de minhas filhas. Mais tarde, não terei esse gasto, mas vé o aparecer outros como medicamentos, fisioterapia e o é plano de saúde, é que fica mais caro com a idade disse.

Segundo é dados da Previdência Social, no Brasil, 46% das pessoas que se aposentam dependem de parentes, 28% dependem de caridade, 25% são obrigados a trabalhar e apenas 1% são independentes.

Longo prazo

O executivo Paulo Carvalho, de 37 anos, também vem investindo a longo prazo em sua aposentadoria com té tulos de Tesouro Direto.
já Quando parar de trabalhar, quero ter um patrimé nio para poder ter um padrão de vida, de forma satisfaté ria, sem precisar trabalhar. Quero construir um patrimé nio ativo para os próximos 25 anos. Não conto com o INSS disse, acrescentando que prefere investir em té tulos direto no tesouro a previdência privada, que, segundo ele, é um modelo engessado e apresenta altas taxas administrativas.

Segundo a educadora financeira, sé o valor do INSS não é suficiente para custear as despesas na terceira idade. já O que precisa ficar bastante claro sobre o aumento ou não de despesas é que, independente da condi o financeira do indivé duo, as despesas sempre precisam caber no oré amento. Pois, sé assim, é possé vel não entrar para as estaté sticas dos endividados ou inadimplentes disse Vera Lá cia.