Aposentadoria

Aposentadoria

BeachChair03 (2)As vantagens de possuir uma Previdência Complementar Envelhecer com tranquilidade, qualidade de vida e menos preocupações é o sonho de todos os brasileiros. Na hora em que se pensa no futuro e na aposentadoria, devemos considerar seriamente a possibilidade de optar por planos de Previdência Complementar.

Eles são fundamentais para um bom planejamento da aposentadoria porque o teto institué do pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) caiu algo próximo de 70% nos últimos 40 anos: no início era equivalente a 20 salários mínimos na dé cada de 70, e hoje é de apenas seis (R$ 4.390,24). Portanto, a pior coisa de depender do INSS é jogar o controle de sua aposentadoria para as mé os do Estado, quando você próprio tem condié ões de conseguir sua independé ncia financeira atravós da Previdência Complementar. E não hé boas noté cias neste front: com o envelhecimento da população, a expectativa é que o teto do INSS caia ainda mais nos próximos anos.

Mesmo para quem apenas come a a se interessar pelos temas da Educação Financeira é unanimidade, atualmente, a percep o de que, se você quiser ter uma boa renda na fase de aposentadoria, não deve se contentar apenas com os benefícios pagos pelo INSS. Embora ainda seja instrumento importante na cobertura e proteção em caso de eventos como morte, invalidez, doené a, etc., o valor máximo dela vai ficando cada vez mais insuficiente para garantir um futuro tranquilo.

Existem dois tipos de planos de previdência complementar: os fechados e os abertos. Nas entidades fechadas o instituidor é uma pessoa juré dica de caré ter profissional, classista ou setorial, que oferece um plano de benefícios previdencié rios aos seus associados ou empregados. Na previdência aberta, qualquer cidadão pode entrar num banco e contratar um plano. A previdência fechada funciona sem fins lucrativos, e toda a rentabilidade dos investimentos vai para a conta do participante. Na previdência aberta, o banco tem finalidade lucrativa e sé parte da rentabilidade é transferida ao segurado.

Por não possué rem esses custos, os planos de previdência complementar fechados possuem gastos menores e tendem a ter uma maior rentabilidade, além de possué rem mais transparé ncia na sua gestão .

Contar apenas com a Previdência Social para se sustentar no futuro é muito arriscado e, no geral, é possé vel estimar que este tipo de rendimento irá representar apenas 30% das necessidades futuras das pessoas.

Muitas despesas vé o diminuir na aposentadoria, como os gastos com os filhos, mas outras irá o aumentar, como as despesas com saúde. Por isso, tome as decisões certas neste momento para que no futuro possa colher bons frutos.

Texto: Norberto Staviski é jornalista especializado em economia, negé cios e previdência. Com trabalhos publicados no Jornal do Brasil, Revista Exame, Gazeta Mercantil e Revista Globo Rural.