Aprenda a controlar suas contas e termine o mês no azul e M de Mulher

Aprenda a controlar suas contas e termine o mês no azul – M de Mulher
 
Para fechar o mês no azul, é preciso ter todos os gastos na ponta do lápis! Veja como controlar suas contas
Beatriz Levischi
 
O orçamento doméstico funciona como uma balança: ajuda a manter o equilíbrio entre nossa receita (quanto ganhamos) e as despesas mensais (quanto gastamos).
Confira as dicas da especialista Daniela Godinho, consultora de Finanças e Consumo Consciente e autora do livro “Inteligência Financeira ? Faça MAIS com MENOS”.
 
Passo a passo
1. Entenda o que é renda
Trata-se do dinheiro que você ganha como…
Autônoma: Recebe honorários sobre o que produz.
Trabalhadora empregada: Possui salário fixo mais benefícios (ex: vale-refeição).
Aposentada ou pensionista: Conta com salário do INSS ou pensão.
 
2. Identifique suas despesas
Elas se dividem em três grupos…
Fixas: Contas mensais que têm sempre a mesma data para pagar. Exemplos: água, luz, telefone, empréstimo bancário, seguro do carro, escola das crianças, financiamento do carro.
Variáveis: Gastos do dia a dia, normalmente pagos à vista, em dinheiro, no débito automático ou no cartão de crédito. Exemplos: feira, padaria, remédios, cinema em família.
Especiais: Gastos emergenciais ou programados com antecedência. Exemplos: doença, acidente, impostos, consertos em geral, material escolar, presentes de Natal, festa
 
3. Elabore um planejamento… e compare no fim do mês!
O planejamento deve ser feito no começo de cada mês e conter o dinheiro que entra (Receita) e o que imagina que vai gastar (Previsão). No fim do mês, complete a coluna de Gastos Reais e
compare com a de Previsão. Assim, conseguirá ver direitinho para onde vai a grana da família. Não deixe de incluir nas despesas parcelas de dívidas que você já tem!

Fonte: Portal de Educação financeira EduFin