Aprenda a economizar sem sofrer

Para alguns, a alegria da motivação. Para outros, o peso do sacrifício. Por que economizar dinheiro pode levar as pessoas a tantas sensações diferentes?

Tudo tem a ver com os seus objetivos. Traçar metas claras para usar o dinheiro guardado pode ajudar muito. Por exemplo: você quer economizar R$100,00 ao mês durante um ano para pagar à vista um curso de especialização. Ou então colocar na poupança o dinheiro de uma viagem ou da entrada do futuro apartamento.

Economizar não significa sofrer. Tente ver pelo lado de que está mais perto de um objetivo. É uma troca, uma fase de menos despesas agora para garantir aquele sonho lá na frente. Se você pensar assim, verá vantagens em poupar dinheiro e poderá nem sentir tanto peso.

Além disso, não precisa sair cortando todas as despesas, deixar de comprar e ter lazer. O segredo é planejamento! Isso mesmo, sabendo exatamente onde você gasta mais e colocando no papel em relação ao quanto você ganha, verá que dá para pensar em um plano sem tantas contas matemáticas complicadas.

 

5 dicas para poupar dinheiro sem doer

Trace um objetivo e um prazo para economizar. A partir daí, faça as contas para descobrir quanto dinheiro precisa guardar por mês.
 

Encontre uma forma de economizar. Dica: o dinheiro extra pode sair daquelas despesas que não são essenciais. Verifique se é o seu caso.
 

Se não for, veja se é possível conseguir alguma renda extra, principalmente nesse período que você traçou.
 

Antes de eliminar de vez um gasto, veja se não pode simplificá-lo. Exemplo: em vez de deixar de ir à manicure de vez, reduza as visitas no mês; procure os produtos de marcas mais em conta. Experimente!
 

Não consegue guardar por conta própria? Veja com o seu gerente se pode fazer algum tipo de investimento, informe-se direitinho sobre rendimentos e fique bem de olho nos prazos.