Aprendendo a economizar é gua e energia

Aprendendo a economizar é gua e energia

luzNo início de 2015 o volume de é gua nos reservaté rios do Brasil, que ficam no sudeste e no centro-oeste, foi o menor em 84 anos, segundo registros do ONS (Operador Nacional do Sistema Elé trico). A iminé ncia da crise hé drica interfere não apenas no consumo de é gua, mas também no uso de energia elé trica. Isso acontece porque a principal fonte brasileira de energia são as hidrelé tricas, ou seja, complexos que transformam o movimento da é gua em eletricidade.

A partir dos dados já registrados neste ano, especialistas afirmam que será difácil escapar do racionamento de é gua e energia. A população em geral já come ou a sentir no bolso o peso da escassez hé drica, já que as contas de é gua e luz tiveram o pre o elevado consideravelmente e a previsão é que aumentem ainda mais. Ainda assim, o agravante da situação pode ser minimizado com a conscientização da população e a ado é o de medidas de economia destes insumos.

Apesar de Sé o Paulo ser o estado mais afetado pela falta de recursos hé dricos, todo o país vivencia essa nova realidade, já que muitos dos sistemas de é gua e energia regionais são interligados. De acordo com a Sabesp, empresa de saneamento bé sico de Sé o Paulo, a estimativa da ONU sobre o consumo de é gua indica a média mundial por pessoa em 110 litros por dia. Enquanto isso no Brasil este número é quase o dobro, 200 litros por dia.

A CASAN (Companhia Catarinense de é gua e Energia) proporciona o serviço de controle diário do consumo de é gua em seu site (www.casan.com.br). Este controle pode ser um aliado na identificação da fonte do gasto de é gua, e ajuda muito o consumidor a ter conscié ncia das suas atitudes no cotidiano.

Atitudes dié rias podem reduzir o planejamentodomêstico e fazer uma grande diferené a no final do mês. Seguindo algumas dicas simples de como economizar é gua e energia elé trica é possé vel ajudar toda a população e ainda evitar gastos desnecessérios. Quer saber como fazer?

ECONOMIZANDO é GUA:

– Feche a torneira enquanto escova os dentes e o chuveiro enquanto se ensaboa;

– Faça a o mesmo ao lavar a loué a: sé abra a torneira para enxaguar os objetos;

– Mofo e bolhas na pintura indicam vazamentos e devem ser reparados;

– Armazene a é gua da chuva e utilize essa reserva para lavar o quintal ou regar o jardim;

– Reutilize a é gua da máquina de lavar roupas para limpar os banheiros e a cozinha. Você economiza é gua e sabé o em pé .

ECONOMIZANDO ELETRICIDADE:

– Desligue ou retire da tomada todos os aparelhos da casa quando estes não estiverem em uso;

– Junte o máximo de roupas sujas possé vel, assim você lava todas em uma sé lavagem;

– Os filtros de ar condicionado devem ser limpos regularmente. O acé mulo de poeira dificulta a circulação do ar e aumenta o gasto de energia;

– Troque as lé mpadas incandescentes por fluorescentes compactas, que são mais caras, mas compensam com um gasto menor;

– Coloque uma folha de papel entre a porta e o gabinete da geladeira. Se a folha deslizar, a borracha precisa ser trocada, já que a troca de calor com o ambiente aumenta o gasto de energia para manter-se resfriada;

– Fique atento ao selo do Procel, é que indica o gasto energé tico de cada eletrodomêstico. O selo traz letras de A a G e quanto mais próximo de A, mais econé mico o aparelho.