Aproveite as vantagens sem se endividar

Aproveite as vantagens sem se endividar

img_laptop_creditcard_360x540

O principal alerta é não comprar sé para acumular pontos e/ou milhas. O economista Vitor Leitão orienta que, se as compras para obter a vantagem forem por impulso, não vale a pena consumir. Já o economista Allisson Martins afirma que o uso excessivo de cartões a fim de acumular vantagem pode ser siné nimo de dor de cabe a, levando ao endividamento.

Para o presidente do Conselho Regional de Economia no Cearé (Corecon-CE), Lauro Chaves, aderir aos programas de fidelidade para as compras daqueles bens e serviços que o consumidor já costuma adquirir no cotidiano pode trazer benefícios que agreguem valor ao planejamentomensal e, muitas vezes, incrementar o fim de semana ou as fé rias.

“O uso excessivo de cartões a fim de acumular vantagem pode ser siné nimo de dor de cabe a”

já Por outro lado, existem consumidores que passam a comprar bens e serviços adicionais e, geralmente, supé rfluos para alcané ar pontuações nos programas de fidelidade. Esse comportamento é prejudicial é boas práticas de educação financeira diz.

O presidente da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), Roberto Medeiros, afirma que, por meio de um cadastro gratuito, o participante pode acumular pontos/milhas em diferentes compras e atividades do dia a dia (supermercado, comércio fé sico e online, postos de combusté vel, viagens, cartão de crédito, etc) sem a necessidade de aumentar os gastos mensais. O saldo acumulado pode ser trocado por passagens, produtos e serviços ou, até mesmo, por descontos em novas compras.

Já o economista Ricardo Coimbra destaca que os programas de pontuação são interessantes desde que o consumidor tenha real interesse nesses benefícios. já Para que possa ter um efetivo retorno, o consumidor deve fazer um acompanhamento não sé do acumulo de pontos, como também a forma de usé -los e o tempo em que vencem recomenda, considerando que muita gente perde pontos por não usé -los antes do vencimento. já Uma sugestão ao consumidor é a priorização em apenas um para poder concentrar e poder aproveitar melhor acrescenta.

Exemplo de consumo sustenté vel e aproveitamento intenso dos programas de fidelidade, Carolina Vasconcelos e o marido Luiz Melo já fizeram vé rias viagens nacionais e internacionais sem desembolsar nenhum valor na compra das passagens. já Vale a pena. A gente já economizou muito. Viajamos com 30 mil milhas, ida e volta cada u, para os Estados Unidos lembra Carolina. O casal sé deixa de usar os pontos para viajar quando estão próximos de vencer. Neste caso, a alternativa é a troca por produtos.

Todas as compras dois dois são direcionadas para estabelecimentos que oferecem pontos ou milhas na hora da compra. já Nossas compras não são imediatistas, são todas planejadas ressalta Carolina. O casal participa de 17 programas de fidelidade e não tem dificuldades para acompanhar o saldo. Todos são cadastrados no aplicativo (app) Oktoplus, que até emite alerta quando os pontos estão próximos de expirar. O app também faz comparativos indicando os melhores locais para adquirir produtos e serviços.