23/07/12

Aque a seu lar no inverno sem gastar muito

A época mais fria do ano é conhecida por despertar o desejo de aconchego, conforto e calor. Mesmo distribuindo tapetes, almofadas, cortinas e outras peças mais encorpadas para esquentar os cômodos, às vezes o frio é tão intenso que não basta.

Uma ideia pode ser a compra de um aquecedor elétrico, que ajuda a esquentar o ambiente e não exige instalação, como uma lareira.

4 dicas para comprar bem um aquecedor

– Pense nas suas necessidades. Você vai usar o aquecedor em um lugar só ou um pouco em cada ambiente? Considere as características do ambiente que precisará ser aquecido, como metrage, tipo de piso, janelas e até a circulação de pessoas no local.

Se o ambiente tiver a presença de crianças, animais de estimação ou pessoas idosas, alguns modelos não são recomendados por questões de segurança. Verifique as recomendações no manual de utilização do aparelho.

– Prepare o bolso. O preço dos aquecedores pode variar muito conforme o modelo e as características do aquecedor, como oferecer umidificador de ar, facilidade de transporte, espaço para inserir essência perfumada, design, redução de ruído, etc.

Segundo pesquisa do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor), o preço pode variar até 532%, de R$ 75,00 a R$ 399,00. Os mais baratos, em geral, são os do tipo irradiador e os mais caros, a óleo.

Por isso, além de escolher bem o modelo, faça uma boa pesquisa de preço antes de comprar. Veja as variações da sua região e procure pelo valor que cabe melhor no seu bolso.

Percebeu que mesmo organizando o dinheiro o bolso vai apertar? Você pode pensar em maneiras alternativas de se esquentar, como ferver água e colocá-la ainda quente dentro de uma garrafa pet. Junto ao corpo, ela ajuda a aquecer e você não gasta nada.

– Avalie os modelos que melhor atendem as suas necessidades. Primeiro, veja o preço e as características do aparelho, assim como a potência.

Tipos de aquecedor Conheça as diferenças para escolher bem!
Irradiador Tem geralmente duas resistências incandescentes, que são protegidas por grades metálicas. O calor é irradiado para o ambiente.
Gabinete Tem resistências incandescentes protegidas em gabinetes fechados. O calor é espalhado pelo ambiente por meio de ventilador, por isso produz mais ruído que os outros modelos.
A óleo Tem resistências elétricas que aquecem o óleo dentro do radiador. Têm geralmente o formato de torre. O aquecimento do ambiente é feito por meio de trocas de calor.
Splint Parece um aparelho de ar-condicionado, mas apenas aquece o ambiente por meio das resistências elétricas revestidas de cerâmica e da ventilação.

– Confira a eficiência energética do modelo escolhido. Isso é importante, pois a quantidade de energia elétrica que o aparelho consome irá influenciar no gasto extra que vira na sua conta de luz no fim do mês.

Uma maneira de identificar se o aparelho é eficiente é pelo selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), que mostra o quanto de energia elétrica o aparelho consome. Você também pode conferir os coeficientes de eficiência energética no site da Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Dica de saúde

Fique atento à baixa umidade do ar dentro de casa, que pode ser causado pelo uso constante de alguns tipos de aquecedores. Isso pode piorar o quadro de algumas doenças respiratórias como bronquite, rinite ou asma. Para evitar esse problema, você pode colocar um recipiente com água no ambiente a ser aquecido.

Serviço
Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) | www.inmetro.gov.br