As festas de fim de ano

As festas de fim de ano

festasO fim do ano está chegando e junto com ele as confraternizações de natal e ano novo.

Para o natal o costume é preparar uma deliciosa ceia e té -la como uma oportunidade de estar entre familiares e amigos.

Desfrutar ao redor da mesa de conversas agradé veis, lembrané as, bons vinhos, além de um delicioso jantar.

Pela pluralidade cultural do nosso país, encontramos pratos té picos de vé rias regiões do planeta e parece que cada família tem seus já segredos já e toques especiais para deixar o jantar ainda mais saboroso.

As ceias mais tradicionais envolvem peru, tender, pernil, lombo de porco, chester, bacalhoada, salpicé o, arroz com amé ndoas ou passas entre outros pratos.

Apé o jantar, é hora das sobremesas: frutas, rabanadas, pudi, sorvete, pavé, manjar entre outras.

Sé de pensar, já surge um sorriso nos lé bios não é mesmo? Pena que o pre o dessas delé cias não nos traz a mesma alegria.

Poré m podemos gastar menos, basta seguirmos algumas dicas;

  1. Apé definir o cardé pio, faé a pesquisa em diferentes mercados. Com a lista na mé o, compare os pre os e fique com os itens mais baratos de cada um. O trabalho valeré a pena, quando tudo for colocado na ponta do lápis. Alguns disponibilizam os valores pela internet fazendo com que não se perca tempo e nem combusté vel.
  2. Se o té pico peru está muito caro, faé a a substitui o por uma ave mais barata. Nos dias atuais, existem vé rias opé ões tão saborosas quanto, mas com pre os melhores e se for o caso, não descarte a ideia do frango.é O preparo é quase o mesmo e caprichando na apresentação e nos complementos, agradaré a todos os paladares.
  3. é Achou que o pre o do tender também está já inacessé vel já ? Encomende um bom pernil no aé ougue de sua confiané a.
  4. O tradicional bacalhau pode ser substitué do por outro tipo de peixe, que quando devidamente salgado se assemelha na textura e sabor, mas não no pre o. (Por exemplo: Merluza, Miraguaia ou Abré tea, provenientes da é gua salgada e o Pintado, Piramatuba e Pirarucu, encontrados na é gua doce).
  5. Aproveite as promo ões, compre com antecedé ncia produtos que costumam ser usados nas ceias e que não sejam perecé veis: congelados, frutas em caldas, enlatados, azeitonas, vinhos, refrigerantes e leites condensados.
  6. Distribua as tarefas, combine com os outros familiares e convidados o que cada um poderé trazer. Fale sobre o cardé pio e de quantas pessoas estão sendo esperadas para não errar a quantidade. Vale também cada um trazer sua bebida preferida (já gelada) para não faltar.

Com tudo organizado e preparado, basta então aproveitar a companhia das pessoas queridas e comemorar essas datas tão é nicas e especiais.