Autocontrole: saiba como poupar mais dinheiro já

Autocontrole: saiba como poupar mais dinheiro já

20140415-dinheirama-como-quitar-dividas-vencidas-atrasadas

As duas questões principais a respeito de poupar dinheiro são a disciplina e o autocontrole. Para muitos, é exatamente aé que o problema se encontra: falta de organização, problemas para separar uma parte da renda e falta de objetivo, por exemplo, são algumas situações comuns.

Pensando nisso, decidimos escrever este post e oferecer algumas dicas que vé o te ajudar a economizar com frequé ncia e mais foco. Quer saber quais são elas? Enté o, continue a leitura!

Conhe a os seus hábitos de consumo

Se fosse para responder neste instante, você saberia dizer qual percentual da sua renda é destinado para o pagamento de contas da casa, para o lazer e para a compraé de roupas? Sem conhecer seus hábitos de consumo, dificilmente você saberé quais gastos são supé rfluos e podem ser cortados ou diminué dos do seu oré amento.

Sendo assim, o ideal é come ar aé anotar tudo o que você gasta durante o mêsé em uma planilha, para conhecer melhor o seu padrão e ter um ponto de partida para come ar a tomar decisões.

Faça a um planejamento financeiro de acordo com seus objetivos

Já que falamos em anotar seus gastos, vamos falar também sobre a importância de ter objetivos e traé ar um planejamento financeiro de acordo com eles. Quais são suas metas para o próximo ano, ou cinco anos, por exemplo? Isso inclui viagens, trocar de carro, ou mesmo conseguir criar uma poupané a.

O importante é definir quanto dinheiro você precisa e o quanto terá que economizar mensalmente para alcané ar o que deseja. Com esse direcionamento, se torna mais fácil planejar algumas mudanças e saber qual fatia do seu rendimento será destinada para as economias.

Deixe o cartão de crédito em casa

O cartão de crédito é um excelente recurso para casos de emergé ncia, entretanto, ele pode acabar se tornando um grande vilé o da economia se não houver autocontrole em seu uso. Se você faz parte desse grupo de pessoas que gastam mais quando estão com o cartão de crédito em mé os, o ideal é deixé -lo em casa quando for sair e utilizé -lo somente quando necessério.

Evite comprar por impulso

Outro grande problema de autocontrole está relacionado é compras por impulso, principalmente quando hé promo ões envolvidas. Quando você compra algo sem planejamento, além de correr o risco de pagar mais caro e perder o poder de barganha, acaba gastando um dinheiro que poderia ser destinado é economias.

Para lembrar de sua missão de poupar, alguns consultoresé chegam a indicar o uso de um elé stico no braé o, para que sempre tenha é vista um alerta do compromisso que fez.

Crie já multas já para compras não planejadas

A melhor forma de fazer as pessoas terem maior conscié ncia sobre seus gastos, é fazer já pesar no bolso já . Depois que você já é organizou seu planejamento financeiro e estabeleceu a quantidade a ser poupada, se ainda tiver problemas com o autocontrole, vale a pena criar uma forma de já penalizar já as compras que forem realizadas sem planejamento. Você pode fazer isso estabelecendo um valor ou percentual, como, por exemplo, guardar R$ 50 na poupané a toda vez que adquirir algo que não foi planejado.

Como você pode ver, são algumas medidas simples que fazem diferené a na sua rotina e que ajudam a desenvolver o autocontrole. Poré, ainda é preciso ressaltar que é necessério ter disciplina para manter o que foi determinado e evitar os velhos padrões de consumo.