BNCC inclui Educação  financeira em Matematica
24/01/18

BNCC inclui Educação financeira em Matematica

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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incluiu a Educação financeira entre os temas transversais que deveré o constar nos currículos de todo o Brasil. é o que instituição texto introdutório do documento, é homologado pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro do ano passado.

Isto significa que, a partir de agora, esse tema passa a fazer parte de uma lista de assuntos que devem ser incorporados é propostas pedagógicas de estados e municé pios, a exemplo do que ocorreré com Educação das relações é tnico-raciais e ensino de histé ria e cultura afro-brasileira, Educação ambiental e Educação para o tré nsito, entre outros.

Embora considere a Educação financeira um tema interdisciplinar, apenas a Base de Matemáticao incorpora explicitamente. Ele aparece sugerido como já contexto já para o desenvolvimento do conte do em quatro habilidades (uma no 5é, uma no 6é, uma no 7é e uma no 9é ano), todas ligadas a conte dos té picos da matemática financeira, como porcentagem e cé lculo de juros.

Hé, poré, uma distin o entre Matemáticafinanceira e Educação financeira. Enquanto a primeira é uma área que aplica conhecimentos matemé ticos é ané lise de questões ligadas a dinheiro, é a segunda está ligada é formação de comportamentos do indivé duo em relação é finanças . já A contribui o mais importante da Educação financeira é ajudar o aluno, desde cedo, a desenvolver a capacidade de planejar sua vida, sua família, e tomar boas decisões financeiras explica Cláudia Forte, superintendente AEF Brasil, entidade ligada é Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que produz materiais e realiza projetos em escolas públicas do país.

Sé em Matematica?

já é importante ficar claro que Educação financeira não é exclusividade da disciplina e é algo diferente de Matemáticafinanceira explica Ruy Cesar Pietropaolo, um dos dos autores da BNCC desde a primeira versão.

O texto introdutório da Base de Matemáticachega a sugerir um trabalho conjunto com a disciplina de Histé ria, já visando ao estudo do dinheiro e sua fun o na sociedade, da relação entre dinheiro e tempo, dos impostos em sociedades diversas, do consumo em diferentes momentos históricos, incluindo estraté gias atuais de marketing já . A Base de Histé ria, poré, não faz men o direta ao termo.

Apesar disso, Ronaldo Vieira da Silva, Chefe-Adjunto do Departamento de Educação Financeira do Banco Central do Brasil (DEPEF), que contribuiu com a discussão do documento, afirma que já a nova BNCC trata da Educação financeira e do consumo em quatro das cinco áreas do conhecimento que a constitue, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Arte, Língua Inglesa, Matematica,Geografia e Histé ria já .

Ele explica que o tema está contemplado de diversas maneiras. já No caso do ensino da Língua Portuguesa, uma das habilidades inclué das prevé que os estudantes aprendam a já ler e compreender, com autonomia, boletos, faturas e carnós já . Já em Cié ncias Naturais, a Base destaca habilidades relacionadas ao cé lculo do consumo de energia elé trica de eletrodomêsticos e a avaliação do impacto do uso no planejamentomensal da família exemplifica. Segundo Ronaldo, já essas habilidades tem o potencial de impactar positivamente no cotidiano da vida financeira do cidadão.

Antiga demanda

Não é de hoje que governos, educadores e entidades discutem a inserá é o da Educação financeira nas escolas. O Brasil já te, desde 2010, a Estraté gia Nacional de Educação Financeira (ENEF), que prevé a realização de uma sé rie de ações nesse é mbito, tanto nas instituições escolares quanto na sociedade em geral. O decreto também instituiu o Comité Nacional de Educação Financeira (CONEF), dentro do Ministério da Fazenda, que conta com membros do Ministério da Educação (MEC), do Banco Central e de outros é rgé os do governo e da sociedade civil.

Durante o processo de constru o da BNCC, essas instituições trabalharam para que o tema fosse inserido no texto final. já O Banco Central participou de audié ncias públicas realizadas em 2017, defendendo a importância dele na formação dos alunos afirma Ronaldo. já Procuramos ouvir a todos, das universidades aos diversos conselhos, e contemplar as demandas dentro do possé vel lembra Ruy.

Os especialistas ouvidos por NOVA ESCOLA consideram que a presené a da Educação financeira na BNCC representa um avanão. já Somos de uma geração em que os nossos pais tinham vergonha de dizer que não tinham dinheiro e viam como é nico caminho se endividar. Por isso é tão importante aprender a lidar com o dinheiro. Isso faz parte da formação cidadé opina Cláudia.