Carnaval: Planejamento deixa folia 30% mais barata

Carnaval: Planejamento deixa folia 30% mais barata

carnaval1O início do ano é um período complicado para as finanças, pois concentra impostos e contas extras, como IPVA, IPTU, material e matré cula escolar, gastos com fé rias etc. E, quando o planejamentoestá entrando nos eixos, vem o primeiro feriado prolongado, o Carnaval, trazendo mais despesas. Mas, com planejamento, é possé vel economizar até 30%.

E o consumidor precisa ter cautela e evitar assumir novos gastos, porque o ano de 2015 já come ou com aperto nas contas. A sé rie de aumentos em produtos, serviços e impostos diminuiu a renda e o poder de compra.

já é necessério ter conscié ncia de que viajar sem um bom planejamento pode aumentar o risco de descontrole no planejamento diz o superintendente do Serasa Consumidor, Já lio Leandro.

A turismé loga Camila Bin, 33, ama o Carnaval e não abre mé o de viajar. Mas, para isso, ela se planeja com antecedé ncia. já Assim que chego da viage, já compro a passagem para o próximo ano e garanto um pre o melhor conta. já Parcelando durante o ano, pago e nem sinto completa.

Segundo ela, deixar para fechar a viagem na última hora fica muito mais caro.

Neste ano, Camila vai passar o Carnaval no Rio de Janeiro e aproveitar os blocos de rua, que são gratuitos. já Consegui um bom pre o na passagem. Enté o, meu maior gasto foi com hotel.

Leandro recomenda que, se o cidadão estiver com dívidas, novos gastos precisam ser evitados. O ano de 2015 terá muitos feriados prolongados, por isso, o passeio pode ser adiado sem prejué zos.é já Por mais perto ou rápida que seja, uma viagem sempre traz um gasto alto para o consumidor.

Pacotes de última hora são op o de economia

Quem está com as contas em dia e não abre mé o de viajar no Carnaval, mas ainda está sem destino certo, pode aproveitar as promo ões de última hora.

já As agé ncias de turismo, companhias aáreas e sites de compras coletivas confié veis sempre acabam fazendo liquidações do que ainda não venderam. Pode ser uma boa op o para quem prefere curtir o feriado longe da cidade em que mora diz Já lio Leandro do Serasa Consumidor.

Mé rcia Mardegan Marigheti, proprieté ria de uma agé ncia de turismo, diz que destinos que não são tão procurados podem fazer promo ões para aquecer as vendas.

já Agora, quem pretende ir para o Rio de Janeiro ou Salvador, que são destinos concorridos, ainda consegue encontrar algo, mas deve pagar mais caro por isso frisa. já Com a proximidade da data os hoté is e as passagens aáreas encarecem completa.

Opé ões

Como pacotes ainda disponé veis para o Carnaval, Mé rcia indica a viagem de sete dias para Porto Seguro, com hotel e aé reo saindo de Ribeiré o Preto, por R$ 1,7 mil. já Os navios também oferecem boas promo ões, como um de quatro noites que sai a partir de R$ 879 mais taxas, que passa por Santos, Ilha Grande e Ilhabela.

Mas, segundo ela, quem se planeja consegue pre os melhores. já Uma economia de até 30% conclui.

Para quem fica, cuidado também deve ser grande

Para o planejador financeiro Leonardo Gazini Facchini, se o consumidor não tem nada programado, mas não abre mé o de curtir a folia, ele precisa saber que a conta vai ser cara e pode comprometer o oré amento.

já A é nica recomendação é que evite ao máximo o uso do crédito, pois estamos em um momento econé mico em que o crédito está cada vez mais caro orienta.

Agora, para aqueles que não fazem questão da folia e si, de dias de descanso, hé roteiros alternativos e com pre os ainda atrativos. já Essa é uma op o que pode custar menos para o bolso diz.

Facchini afirma que o importante, para aqueles que já estão com a viagem paga, é tomar cuidado com os gastos durante.