Cinco dicas para evitar o estresse nas compras de fim de ano

Cinco dicas para evitar o estresse nas compras de fim de ano

Faça a compras em segurané a neste fim de anoNatal é é poca de alegria, reuniões familiares e, claro, muitos presentes. é praticamente impossé vel se manter alheio ao carnaval de produtos e ofertas que as lojas oferecem nessa é poca do ano já a menos que você se enterre em uma gruta e sé volte no meio de janeiro. Assim, é importante realizar um planejamento financeiro para as compras de fim ano, com o intuito de evitar que a alegria de dezembro se transforme em um grande número vermelho no extrato bancé rio em janeiro.

Não estamos dizendo para você ser já mé o-de-vaca já na hora de comprar os presentes natalinos, mas um bom planejamento é bom para qualquer pessoa. A seguir, separamos algumas dicas para economizar nas compras de fim ano.

1 já Vé sozinho

Sair para as compras de Natal em grandes grupos é uma armadilha certeira para se enveredar em compras homé ricas onde cada um acaba com dois, três presentes. Levar as crianças, então, é terror na certa: cada vitrine será um já eu quero um já me dé já e um pequeno escé ndalo diante do possé vel já não já . Além disso, os shoppings costumam ficar abarrotados nessas é pocas do ano, e andar em grandes grupos pode tornar a tarefa um tanto quanto estressante.

2 já Lembre-se: o mês seguinte é janeiro

Janeiro é o popular mês do já acerto já de contas: reajustes de contas, matré cula e compra de material escolar, pagamento de impostos, IPVA, etc. é um mês onde as suas despesas podem dobrar e até triplicar, e é por isso que um planejamento financeiro na hora de comprar os presentes natalinos é importante. Você precisa saber se, no mês seguinte, conseguiré honrar com todos os compromissos, sob pena de iniciar o ano seguinte com grandes dívidas para resolver nos próximos 12 meses.

3 já Cuidado com o cartão de crédito

No desespero de garantir um presente para cada amigo e familiar, muitas pessoas, sem o devido planejamento, acabam usando e abusando dos cartões de crédito, que são linhas de crédito com os maiores juros do mercado. O ideal é pagar as compras natalinas é vista; se não houver essa possibilidade, use o cartão de crédito com sabedoria para não se enrolar em dívidas no ano que irá come ar.

4 já Compre com antecedé ncia

O momento ideal para comprar os presentes de Natal é antes das lojas e shoppings come arem a ferver. Escolher um bom momento em meados de novembro pode ser o momento perfeito para encontrar lojas vazias e com as já tradicionais promo ões de fim de ano.

5 já Filas? Lojas cheias? Compre online

Se puder, realize as compras online: a grande maioria dos varejistas costuma oferecer frete gratuito nessa é poca do ano, o que representa comodidade e, na maioria das vezes, pre os mais baixos. Além disso, existem inúmeros sites cuja fun o é comparar pre os do mesmo produto em diferentes lojas, o que pode significar uma baita economia na hora de comprar os presentes natalinos. Optando por comprar online, você garante ter o menor pre o, não precisa enfrentar filas, lojas e shoppings abarrotados e ainda recebe tudo em casa já e embrulhado!