Cinco dicas para organizar as contas e economizar dinheiro

Cinco dicas para organizar as contas e economizar dinheiro

404ec423f7400f48b85f6e6c1d1e65cf_L

O primeiro passo é organizar o orçamento. Saber o quanto entra de dinheiro na conta no fim do mês e para onde essa grana vai é fundamental. Anote todos os gastos em uma planilha ou mesmo no velho caderninho. Separe as despesas por grupos: alimentação, saúde, lazer. Veja o que é realmente importante. Ter um controle sério possibilita identificar problemas como os gastos desnecessários.

Tem dívida? A prioridade é quitar. As taxas de juros do cartão de crédito ultrapassam 350% ao ano e do cheque especial chegam a 331% ao ano. Pagar a vista é sempre a melhor opção porque reduz juros, mas como nem sempre é possível, tente negociar o valor. Reúna todas as parcelas, prestações e contas e programe o pagamento para o mesmo dia e de preferência para o início do mês. Isso garante que todas as contas sejam pagas sem atrasos e que o dinheiro não seja gasto com coisas menos importantes.

Reavalie os gastos de forma consciente. Comprar por impulso é quase sempre um mau negócio. Sempre pesquise preços antes de comprar. Avalie as contas fixas e veja se estão proporcionais ao número de pessoas que vivem na casa. É possível economizar água? E energia? Fecha as torneiras, arrume vazamentos e tire os aparelhos da tomada. O mesmo vale para as compras do supermercado, tente substituir marcas e produtos por similares mais baratos e compre por atacado o que não for perecível.

Não deixe de se divertir, mas tenha em mente que comer fora custa mais caro. Faça confraternizações ou reúna os amigos em casa, o custo será bem menor. Deixe os restaurantes para comemorar aniversário ou datas especiais.

Se programe para poupar. Reserva um valor, mesmo que seja pouco, todo mês. Isso faz a diferença ao longo dos anos. Estabeleça metas: poupar para trocar o carro ou para viajar é um incentivo para economizar. Sempre tenha uma reserva financeira para emergências.