Cinco mentiras que as pessoas contam a si mesmas para consumir sem culpa

Cinco mentiras que as pessoas contam a si mesmas para consumir sem culpa

shopping_2No fim do mês, diversas pessoas não conseguem explicar a si pré prias onde foi parar o salário. Enquanto as despesas maiores são conhecidas e recorrentes, as menores acontecem de forma tão espontânea e rápida que fica difácil controlar. E mesmo que o consumo seja ponderado racionalmente, ele acaba sendo validado por meio de algumas brechas psicológicas: as mentiras que as pessoas contam para si mesmas.

Uma pequena mentira pode ser o jeito encontrado pelo cérebro para esconder uma verdade inconveniente. Apesar de não ser tarefa fácil, detectar e tentar mudar este comportamento é um importante passo para alcané ar uma vida sustenté vel e pré spera financeiramente.

No come o de abril, celebra-se o Dia da Mentira no Brasil. Conhe a cinco mentiras que podem estar sabotando a saúde da sua vida financeira.

já Eu mere o

Embora essa frase possa ser verdadeira, ela tende a minar a realização de algo que, entre tudo aquilo que é do merecimento da pessoa, ela realmente deseja já como um sonho, que mesmo adormecido, nunca deixou de existir.

é preciso ter em mente que atingir uma grande meta é viver algo mais desejado e merecido do que qualquer outra experié ncia do dia a dia, e que quanto mais dinheiro se aplica em compras esporé dicas, menos é destinado é merecida realização dos sonhos.

Segundo Edward Claudio Junior, diretor da Unidade DSOP ABC de Sé o Paulo, as pessoas costumam ser as primeiras a sabotarem a sua verdadeira felicidade. já Quando essa mentira é repetida com frequé ncia, é prové vel que as pessoas estejam inviabilizando a realização dos seus sonhos já os desejos que realmente importam já .

já Eu preciso

Uma das principais mentiras que as pessoas contam a si mesmas é que precisam de determinado produto ou serviço. é necessério ponderar se hé mesmo uma necessidade e se hé condié ões de usufruir daquilo no momento da aquisi o.

De acordo com Edward, é importante que o consumo venha após o planejamento financeiro e a pesquisa de pre os e, no mínimo, três locais diferentes. já E, antes de tudo, pergunte a si mesmo se essa aquisi o pode atrapalhar a conquista do seu sonho. A resposta consciente será essencial para fazer uma boa compra explica o educador financeiro.

já Estou infeliz

A felicidade advinda do consumo esporé dico e sem planejamento tende a ser pequena e momentânea. Realizar sonhos, por sua vez, gera a felicidade genué na e duradoura que todos almejam.

Quem reconhece que está infeliz precisa, ao invé de buscar a satisfação em compras esporé dicas, equilibrar o momento presente com a proje é o de um futuro de realizações. já Defina o que você pretende realizar a curto, médio e longo prazo já quais são os sonhos e propósitos mais importantes para você. Tendo-os sempre em mente, após poupar dinheiro pelo período de tempo programado você terá a felicidade de conquisté -los ressalta o diretor da Unidade DSOP ABC.

já Não consigo resistir

Mais do que contestada, esta mentira aparentemente inofensiva deve gerar reflexé o sobre o porqué de, ao invé de planejar e consumir com conscié ncia, a pessoa prefere se deixar levar pelo momento. é possé vel que esteja faltando organização.

já é importante estabelecer e seguir um planejamento(mensal ou semanal) em que seus sonhos sejam priorizados. E lembre-se: quando surgir a vontade de fazer uma compra não planejada, pergunte-se se ela pode atrapalhar a realização dos seus sonhos orienta Edward.

já Eu tenho condi o

Assim como a falta, a sobra de dinheiro é um sinal de que a administração não está sendo eficaz, pois a melhor forma de utilizar os recursos financeiros é seguindo um bom planejamento.

A quem tem dinheiro sobrando no final do mês, convé m rever se hé sonhos que podem ser realizados mais rapidamente com o acré scimo deste valor ou se hé novos objetivos de vida a serem priorizados.

Afinal, o dinheiro deve trabalhar em favor das pessoas, não o contrário.